O temporal que castiga Caxias do Sul, causando estragos, alterações no trânsito, e decreto oficial de emergência, também impacta o abastecimento de água neste sábado (18). De acordo com o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), todos os sistemas de tratamento estão inoperantes devido a falta de energia e alagamentos, situação que pode interromper o fornecimento de água ao município. A exceção é a estação do Samuara, que atende o bairro Forqueta e parte do Desvio Rizzo, e segue trabalhando.
A autarquia estima que os reservatórios possam suprir a população ainda por cerca de quatro horas. Após esse período, pode faltar água em todas as regiões da cidade. Ainda não há previsão da concessionária Rio Grande Energia (RGE) para restabelecimento da energia.
“Solicitamos apoio para que as pessoas realmente utilizem água apenas para o consumo humano, porque não tem previsão ainda da RGE de fazer o conserto”, informa a assessoria de imprensa do Samae.
Conforme a autarquia, já choveu mais que o esperado para o mês de novembro. Somente nas últimas 24h, foram registrados 149mm e, de 1° de novembro até hoje (18), foram anotados 355mm de água. A média registrada historicamente para o mês é de 124,1mm.
Em casos de dúvidas ou emergências, é possível entrar em contato com o Samae pelo 115.
Bombeamento do Faxinal alagado
Intenso fluxo de água no vertedouro Dal Bó