A prefeitura de Caxias do Sul decretou situação de emergência no município, na manhã deste sábado (18), em decorrência do temporal que assola a Serra Gaúcha nas últimas horas. Em nota, enviada à imprensa, o prefeito Adiló Didomenico relata que o Gabinete de Crise está reunido, no Centro Administrativo, para dar respostas aos estragos provocados pela chuva.
Segundo a assessoria do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), já choveu mais que o esperado para o mês de novembro. Somente nas últimas 24h, foram 149mm registrados e, de 1° de novembro até hoje (18), foram anotados 355mm de água. A média registrada historicamente para o mês é de 124,1mm. Ainda segundo a autarquia, nenhum sistema de água está operando em função de alagamentos ou falta de energia elétrica, o que pode resultar em interrupção no abastecimento da cidade.
“Equipes da prefeitura, da Defesa Civil, da Codeca e do Samae trabalham em diversos pontos do município que registram pontos de alagamentos, quedas de árvores e outras ocorrências. As prioridades são o desbloqueio de vias e atendimento a pessoas em situação de risco“, diz a nota.
A administração orienta que, em caso de situações emergenciais, é possível acionar o plantão da Defesa Civil pelo (54) 98404-0778. Além disso, a Fundação de Assistência Social (FAS) disponibiliza 26 vagas de acolhimento de pessoas em vulnerabilidade. Há, ainda, capacidade de ampliação para mais 10 abrigos, conforme a demanda. No atendimento, ocorre avaliação técnica para acesso aos benefícios sociais providos pelo CRAS e CREAS. O plantão da FAS atende pelo (54) 98404-9921. O Samae também disponibiliza canal de atendimento pelo 115.
“A orientação é para que as pessoas só saiam de casa em caso de necessidade”, reforça o comunicado.
Segundo a prefeitura, as chuvas causaram danos significativos em Vila Cristina, com relatos de águas invadindo propriedades, incluindo a do subprefeito Remildo Basso. Em Vila Oliva, foram registrados alagamentos em ruas da área central do distrito. A subprefeitura do bairro Desvio Rizzo relata danos no setor industrial e na localidade de São Pedro, incluindo quedas de muros.
Em Ana Rech, há relatos de barreiras desde Santo Homobom até a divisa com Santa Lúcia do Piaí. Na região do 1° Distrito, que abrange estradas de terra percorrendo localidades periféricas, sofre com deslizamentos de encostas, alagamentos e queda de barreiras especialmente em Caravaggio da 6ª Légua e linhas 30 e 40.
Confira a nota completa
Prefeito decreta situação de emergência em Caxias do Sul
O prefeito Adiló Didomenico decretou situação de emergência em Caxias do Sul em razão das chuvas das últimas horas. O gabinete de crise está reunido no Centro Administrativo desde o começo da manhã deste sábado.
Equipes da prefeitura, da Defesa Civil, da Codeca e do Samae trabalham em diversos pontos do município que registram pontos de alagamentos, quedas de árvores e outras ocorrências. As prioridades são o desbloqueio de vias e atendimento a pessoas em situação de risco.
Em caso de situações emergenciais, a orientação é acionar os Bombeiros, pelo 193. O telefone de plantão da Defesa Civil é 98404.0778.
Em necessidade de acolhimento emergencial das famílias, a Fundação de Assistência Social tem 26 vagas de acolhimento disponíveis com capacidade de ampliação de mais 10 caso haja demanda. Encaminhamento para acesso à benefícios sociais podem ser providos pelos serviços (CRAS/CREAS) conforme avaliação técnica. O plantão da FAS pode ser acionado pelo número 98404.9921.
A orientação é para que as pessoas só saiam de casa em caso de necessidade.