Um cavalo foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira (23) em um terreno, próximo a um açude, no bairro Santa Catarina, em Farroupilha. A causa mais provável da morte do animal seria fome e frio.
Conforme a coordenadora do Departamento de Proteção Animal da cidade, Arlene Lazzari, uma equipe foi chamada ao local por volta das 7h15min por populares para verificar a situação. Ao chegar, o animal foi encontrado caído, amarrado, sem alimentação e com pouca água a sua disposição.
LEIA MAIS: Rio Grande do Sul soma 176 casos confirmados de varíola dos macacos
O cavalo chegou a ser resgatado com vida, mas não resistiu e acabou morrendo. Arlene diz que o frio da madrugada também foi motivo para o óbito. O Corpo de Bombeiros e uma equipe da secretaria de Agricultura também auxiliaram no resgate do animal.
A esposa do dono do cavalo esteve no local e conversou com a coordenadora, o homem também foi identificado. Um boletim de ocorrência deve ser registrado na Polícia Civil sob a alegação de maus-tratos.
Esse crime tem pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa, e proibição da guarda, além de poder ser aumentada de 1/6 a 1/3 da pena se ocorre morte do animal.