IRREGULARIDADES

Auditoria no Bolsa Família cancela 78% dos cadastros em lares visitados em Caxias do Sul

De 108 visitas realizadas para atualização de cadastros unipessoais, 85 benefícios foram cancelados em função de irregularidades

Auditoria no Bolsa Família cancela 78% dos cadastros em lares visitados em Caxias do Sul
Foto: Ricardo Rech

A Fundação de Assistência Social (FAS) está intensificando a auditoria sobre os cadastros do Bolsa Família em Caxias do Sul. Entre o dia 26 de novembro do ano passado até esta quinta-feira (16), foram efetuadas 108 visitas de verificação dos cadastros unipessoais. Desse total, 85 foram cancelados. Ou seja, 78% deles não atendiam aos critérios e não poderiam estar recebendo o benefício do Bolsa Família. Os outros 23 cadastros não apresentaram irregularidades e seguem com o pagamento ativo.

Segundo o presidente da FAS, Samuel Avilla, o trabalho vai prosseguir de forma intensiva ao longo dos próximos meses. O objetivo é garantir que os benefícios sejam direcionados exclusivamente para as pessoas que têm direito.

Nessas visitas, os técnicos verificam se os dados do cadastro estão informados corretamente. Essas informações dizem respeito ao número de pessoas que moram na casa e renda do grupo familiar, por exemplo. Ao todo, no ano passado, foram realizadas 796 visitas de atualização cadastral. Além disso, outros 393 inscrições novas foram criadas para pessoas que procuraram diretamente o Cadastro Único.

Foco está nos cadastros de pessoas que moram sozinhas

Conforme a FAS, as visitas para atualização dos cadastros do programa Bolsa Família foram intensificadas nos últimos meses a pedido do Prefeito Adiló Didomenico (PSDB), depois de reunião na Prefeitura de Bento Gonçalves em novembro passado. Na ocasião, o prefeito buscou entender entender a metodologia empregada na atualização do Bolsa Família no município.

Assim, o foco é na avaliação dos cadastros unipessoais – feitos por pessoas que informam que residem sozinhas. A partir de 2020, como uma resposta imediata aos impactos dobre a população mais vulnerável, o Governo Federal flexibilizou os critérios para a realização do cadastro desse grupo. O procedimento podia ser feito até mesmo por telefone, como uma forma de agilizar a concessão de benefícios. Passado o momento crítico, porém, as equipes do Cadastro Único passaram a visitar esses endereços para conferir os dados que foram informados no momento em que o cadastro foi feito.

No total, em Caxias do Sul são 1.536 cadastros dessa modalidade de homens e outros 1.023 de mulheres, totalizando 2.559 cadastros unipessoais. Desse contingente, aproximadamente 800 são pessoas em situação de rua que recebem o benefício.