Comportamento

Após manifestação, profissionais da limpeza e merenda de Caxias do Sul receberão seus salários

Prefeitura se prontificou em pagar

Após manifestação, profissionais da limpeza e merenda de Caxias do Sul receberão seus salários
Foto: Paula Brunetto / Grupo RSCOM


Desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (1º), diversas funcionárias (cerca de 200), as quais trabalham na área da limpeza e da merenda nas escolas municipais de Caxias do Sul, estiveram em frente a Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Borges de Medeiros, próximo ao Estádio Alfredo Jaconi, realizando uma manifestação. O motivo: as profissionais não vêm recebendo de forma correta seus salários e benefícios, como o Vale Transporte (VT) e Vale Alimentação (VA), entre outros assuntos.

No mês de passado, a prefeitura de Caxias do Sul informou que encerraria o contrato com a empresa GFG, empresa essa terceirizada, a qual é responsável pelas funcionárias e, a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), passaria a assumir.

Nesta quinta-feira (30), se encerraria o contrato com a GFG e inciava com a Codeca, tendo o primeiro edital, com as selecionadas já lançado. Entretanto, durante a tarde, a SMED emitiu uma nota que as funcionárias deveriam continuar trabalhando porque o contrato com a empresa terceirizada não havia sido encerrado. Sendo assim, nesta sexta os funcionários não sabiam se estavam contratadas na GFG ou pela Codeca.

Durante reunião na tarde de hoje (1º), na própria SMED, o Poder Público se prontificou em quitar os valores referentes ao VT e ao VA. “Nós acertamos com a Secretaria da Educação, com o representante do governo, onde será executado o pagamento do VT e do VA até dia 8 de julho. Será feito via ação judicial, farão o depósito na conta da Justiça que será vinculado ao Sindicato e, o Sindicato, no dia 5 de julho fará o pagamento do salário de junho e do VT e VA referente aos dias de julho” disse Henrique Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza e Conservação de Caxias do Sul (Sindilimp).

A prefeitura irá depositar o valor de R$ 130 mil de forma judicial para que o VT e o VA sejam quitados, bem como os salários das funcionárias, que no total soma-se R$ 700 mil. “Já está tudo encaminhado, já conversamos com as trabalhadoras. Os outros dias iremos buscar judicialmente para poder ressarcir posteriormente a data do fechamento do dia 8, então foi um encaminhamento que para este momento foi alternativo e necessário” relatou Silva.

O presidente Henrique Silva explica que as funcionárias não serão prejudicadas quanto ao período de férias após a transição de uma empresa para outra.

Quando eles definiram que o próximo contrato será pela Codeca, então há o prazo até dia 08 de julho para liberar a contratação pela Codeca, pois quem estiver até lá com a numeração para contrato já pode sair fazendo a contratação, quem está em recurso vai ter o período para o mesmo, estando dentro do processo de continuidade, então a tendência é que ninguém saia fora nesse período, matando a questão do período dos 15 dias de férias, não havendo o risco do pessoal sair agora dia 08 e voltar a ser contratado no dia 1/08. É um ato contínuo. Encerra um e já entra outra empresa para dar continuidade” ressaltou Henrique.

PODER DA MANIFESTAÇÃO

Para finalizar, Silva reconheceu os esforços das pessoas que compareceram no local. “Eu acho que os trabalhadores dentro de sua unidade, construindo um caminho único, buscando uma única alternativa para todos, acho que é válido, então se não fosse os trabalhadores aqui, não fosse a presença do sindicato e nós termos feito todo esse trabalho, não teríamos essas garantias, até porque hoje já teria gente sem poder trabalhar por falta de pagamento de VTI e VA” finalizou o presidente.