Últimas notícias

Vice-prefeito de Farroupilha solicita instalação de redutor de velocidade em trecho da ERS-122

Ponto é o Km 55 da rodovia estadual, local onde a frequência de acidentes é grande

FARROUPILHA
Foto: Arquivo Leouve

A descida da Serra com direção a capital dos gaúchos pela ERS-122 sempre foi bastante perigosa. O trecho que passa por Farroupilha, comunidade de Nova Milano, São Vendelino, Bom Princípio e demais cidades subsequentes infelizmente apresenta riscos de acidentes aos condutores, e em muitos deles os danos não são apenas materiais, mas envolvem vítimas fatais.

Um destes trechos é o Km 55 da ERS-122 em Farroupilha. O local está situado em uma reta onde o ponto de referência é um conhecido posto de combustíveis. Ali a travessia da pista pelos condutores é frequente, mas em algumas situações, também pela alta velocidade, ocorrem acidentes graves.

Do período de 7 de outubro até 9 de dezembro, três vidas foram perdidas nesta reta. Primeiramente, Irani Frosi de 61 anos acabou morrendo em decorrência de uma colisão no dia 7 de outubro. Ele era condutor de uma VW/Kombi.

Posteriormente, em 10 de novembro o motociclista Cristian Gasperin de 39 anos morreu após colidir contra uma Nissan Livina. O caso mais recente foi registrado no último dia 9, quando Jossemar Cristiano Olszeski de 35 anos sucumbiu as lesões de um sinistro contra um Toyota Corolla. Ele conduzia uma Kawasaki Ninja.

Diante desta situação o vice-prefeito de Farroupilha Jonas Tomazini (MDB), esteve em Porto Alegre nesta quinta-feira (14), em um encontro com o Secretário Estadual de Logística e Transportes Juvir Costela. Durante a conversa, Tomazini entregou ao secretário um ofício solicitando um estudo de viabilidade para instalação de um redutor de velocidade no Km 55 ERS-122.

Jonas Tomazini falou sobre este ofício ao Portal Leouve:

“Nós tivemos uma importante reunião com o governo do Estado, aonde uma das pautas que nós participamos foi para levar uma solicitação de controlador de velocidade no quilômetro 55 da ERS-122, um local onde infelizmente nós temos tido vários acidentes e também muitos acabando em óbitos, então através da solicitação da própria comunidade nós levamos esse pedido ao DAER. Ele será replicado à concessionária Caminhos da Serra Gaúcha porque este é um trecho concedido de estrada para que ela possa ter no seu estudo de implantação destes controladores de velocidade essa necessidade de considerar o nível de acidentes que ocorre neste local”, explicou o vice-prefeito.

Conforme o documento, a justificativa seria a segurança dos condutores. A instalação do equipamento já é uma reivindicação da comunidade devido ao alto número de moradores e empresas instaladas neste trecho da rodovia.