Turismo e Cultura: relações transversais

0
91

Não poderia falar de outro assunto esta semana a não ser, Cultura. O motivo origina-se do amplo debate realizado no II Congresso Estadual de Cultura que aconteceu nos dias 09, 10 e 11 de maio em Bento Gonçalves.

Muitos aspectos foram abordados neste evento, tais como: desafios da gestão da cultura; democratização do acesso à cultura; patrimônio material e imaterial; elaboração de projetos culturais; alternativas de financiamento, entre outros.

Assim como, pessoas importantes para o meio dividiram um pouco de seu conhecimento e experiências.

O binômio turismo-cultura foi bastante abordado tendo em vista que não existe turismo sem cultura e que uma das maneiras de preservação e continuidade da cultura é o turismo.

Exemplos de sucesso foram destacados como o Roteiro Turístico Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves; a Gestão Cultural em Pelotas; a abordagem da Cultura em Gramado, entre outros cases.

O ponto em comum em todos os debates foi o pertencimento. Isso significa que antes de mais nada deve haver o sentimento de pertencimento por parte da comunidade local. As pessoas devem se apropriar de sua cultura, começando pela escola, incentivando as crianças a valorizar e preservar seu patrimônio.

Esta ação irá, sem dúvida, refletir no Turismo da cidade, mas também irá influenciar outras áreas como Educação e Saúde, por exemplo.

Cultura e Turismo são temas transversais que se bem trabalhados auxiliam o desenvolvimento local, aumentando a qualidade de vida. Como por exemplo, a geração de emprego, conservação de patrimônio material, valorização do saber-fazer local (patrimônio imaterial), preservação do meio ambiente, entre outros.

Com isso, alguns questionamentos ficam para reflexão: como está sendo trabalhada a Cultura no município? Há uma preocupação com este tema? Existem incentivos das iniciativas pública e privada?

E para as cidades que querem despontar no Turismo… O binômio turismo-cultura tem uma importância significativa? Existem atrações e produtos turísticos genuínos? Há uma preocupação em trabalhar o turismo com aqueles que serão o futuro?

Ficam, então, questões importantes que devem ser discutidas e principalmente colocadas em prática nos municípios.

Compartilhar

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.