RESTRIÇÕES HÁ MAIS DE ANO

Liberação total de trecho da BR-116, em Nova Petrópolis, ficará para 2025

Antes prevista para setembro, a conclusão das obras entre o km 179 e 181 está adiada em razão de novos deslizamentos. Perímetro é orientado com semáforos e passagem restrita a veículos leves

Liberação total de trecho da BR-116, em Nova Petrópolis, ficará para 2025
Foto: Divulgação/DNIT

A reabertura sem restrições da BR-116 na entrada de Nova Petrópolis ficará para 2025. Antes prevista para setembro, a conclusão das obras no perímetro entre o km 179 e 181 está adiada em decorrência de novos deslizamentos causados pela chuva, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Hoje, o trecho, de aproximadamente 2,5 quilômetros, é orientado com semáforos 24h ao dia. Além disso, entre o km 175 e o 183 há limitadores de altura — ‘goleiras’ de 2,6m —, que permitem a passagem exclusiva de veículos leves.

As quedas de barreira na localidade são concomitantes aos eventos climáticos extremos recentes, com início na passagem de um ciclone extratropical em 16 de junho de 2023. A rodovia chegou a sofrer bloqueio total por semanas, na primeira ocorrência, até ser liberada provisoriamente, situação que se estende até o momento, ou seja, um ano e quatro meses depois.

O DNIT indica que estão em andamento os trabalhos de grampeamento de taludes, furação para colocação de tirantes e de paredes de gabiões — pedras empilhadas em gaiolas de arame — e implantação de pedras para preenchimento de cava entre os gabiões e a rodovia.

Trânsito é orientado com semáforos e passagem restrita a veículos leves | Foto: Francis Limberger/PMNP/Divulgação

Desde 20 de setembro, a ligação do município das Hortênsias com Caxias do Sul foi restabelecida pela Ponte da Cooperação, estrutura provisória capitaneada por empresários e moradores enquanto a travessia da BR-116 é reconstruída. A autarquia federal prevê a entrega da estrutura definitiva, orçada em R$ 31 milhões, para dezembro deste ano.