DEMANDAS

Visando passar gestão do Hugo Cantergiani para Infraero, prefeito de Caxias do Sul assina protocolo de intenções em Brasília

Documento prevê o estudo de viabilidade técnica, econômica e melhorias necessárias para o aeroporto regional

Foto: Andréia Copini
Foto: Andréia Copini

O prefeito de Caxias do Sul Adiló Didomenico está em Brasília desde a noite de segunda-feira (30). Ao chegar na capital federal, Adiló foi diretamente para a sede da Infraero, onde entregou o protocolo de intenções de discussões e estudos para desenvolvimento do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani. O protocolo foi entregue ao presidente da Infraero, Rogério Barzellay e ao diretor de Finanças, Guilherme Sanches Ribeiro. O Executivo caxiense visa repassar a administação do terminal para a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária.

O documento assinado visa a realização de estudos técnicos e econômico-financeiros para avaliação das condições do aeroporto. Também prevê levantamento de informações e projetos de modernização da infraestrutura aeroportuária. Além disso, inclui levantamento e diagnóstico de melhorias na gestão e na operação aeroportuária e levantamentos para capacitação de pessoal técnico e operacional.

Na terça, foi assinado no local o protocolo de intenções para o Aeroporto Regional Hugo Cantergiani. 

“Assinamos então o protocolo que prevê o estudo de viabilidade técnica, econômica e melhorias necessárias para o nosso aeroporto. Também estivemos com o ministro de Portos e Aeroportos onde tratamos do futuro Aeroporto da Serra Gaúcha e na sequência uma importante reunião com a direção da SAC para trabalhar nos ajustes para finalizar o projeto do novo aeroporto de Vila Oliva. Importante salientar que além dos nossos secretários e do nosso executivo aqui em Brasília, estivemos acompanhados pela deputada Denise, sempre nossa parceira, nos ajudando a organizar, marcar e nos acompanhou durante todo dia. Retornamos a Caxias com a certeza que fizemos grandes avanços”, avaliou o Prefeito Adiló ao encerrar as agendas.

Outras demandas

Na terça-feira a visita foi ao ministro Silvio Costa Filho no Ministério de Portos e Aeroportos, agendada pela deputada federal Denise Pessôa. Na pauta, o Aeroporto da Serra Gaúcha em Vila Oliva. O Secretário Nacional de Aviação Civil (SAC), Tomé Franca e o prefeito de Gramado, Nestor Tissot também acompanharam o encontro.

À tarde, Adiló esteve no Ministério da Saúde, também em companhia da deputada Denise. Lá, solicitou ao ministro Alexandre Padilha 11 médicos, Policlínica, e o reajuste do Teto Mac. Também requisitou ambulâncias para renovação da frota do SAMU e recursos para custeio da Neurologia. Pediu ainda a renovação de equipamentos da hemodiálise do Hospital Pompeia, unidade odontológica móvel, CAPS infantil juvenil, sete conjuntos de equipamentos para Telessaúde e habilitação dos oito leitos de UTI Neonatal da materno infantil do Hospital Virvi Ramos.