
A construção da nova ponte de Santa Bárbara, na ERS-431, segue avançando com a conclusão dos blocos, das estacas e da concretagem dos pilares. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Logística e Transportes (Selt) e do Daer, conduz o projeto que é executado pela empresa Vereda Engenharia, de Belo Horizonte, vencedora da licitação.
A nova estrutura será maior e mais resistente. Terá um metro a mais de altura, 25 metros extras de extensão e ficará 2,60 metros mais larga, além de contar com acostamento nos dois sentidos. A ponte antiga, que ligava São Valentim do Sul e Santa Tereza, foi demolida após ser destruída pela enchente de setembro de 2023. O investimento total é de R$ 31,3 milhões.
Andamento da Obra e Vistorias
O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, vistoriou o local e destacou o andamento da obra.
“O cronograma está dentro do previsto. A ponte será maior, mais resistente, atendendo ao conceito de resiliência climática e trazendo mais qualidade para a trafegabilidade da população e para o escoamento da produção”, afirmou.
O diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, explicou que a próxima fase iniciará em breve.
“Agora começa a construção das travessas sobre os pilares, que depois receberão as vigas. O trabalho segue em bom ritmo, com a estrutura tomando forma e representando mais um passo para retomar essa ligação tão importante entre os municípios”, disse.
Travessia Temporária e Operação da Balsa
Enquanto a nova ponte Santa Bárbara não é concluída, a travessia permanece garantida pela balsa de Santa Bárbara, contratada pelo Estado. O serviço opera diariamente das 5h às 23h, com partidas a cada 30 minutos entre 6h e 20h e, após esse horário, a cada uma hora. Saídas extras podem ocorrer conforme a demanda. O funcionamento, no entanto, pode ser ajustado em caso de condições climáticas adversas ou variação no nível do rio Taquari.