DATA SERÁ ANUNCIADA

Ministério dos Transportes confirma entrega da ponte da BR-116, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, para dezembro

Informação foi repassada ao prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf. Estrutura terá 180 metros de extensão e será um metro mais alta que anterior, destruída pelas chuvas de maio

Ministério dos Transportes confirma entrega da ponte da BR-116, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, para dezembro
Foto: Marielly Bierhals / Divulgação

O Ministério dos Transportes confirmou a entrega da ponte da BR-116, sobre o Rio Caí, na Serra Gaúcha, ainda neste mês de dezembro. A informação foi repassada ao prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf. A estrutura, que é construída no km 174, liga o município a Caxias do Sul e terá 180 metros de extensão por 13 metros de largura, além de ser um metro mais alta que a anterior.

Na manhã de sexta-feira (6), Wolf e integrantes do governo visitaram o local. O Executivo municipal informa que o Ministério dos Transportes ainda irá anunciar a data oficial da reabertura do trânsito, com possibilidade da presença do titular da pasta, Renan Filho, no ato.

Em novembro passado, foi lançada foi a primeira viga da travessia, dando a início a fase final das obras. O projeto tem investimento de R$ 31 milhões e é realizado pela construtora Cidade, com coordenação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Apesar da previsão de conclusão do serviço ainda em 2024, o prazo contratual é para fevereiro de 2025.

Relembre

A principal ligação entre Serra e Hortênsias está bloqueada desde 12 de maio, quando a ponte não suportou a cheia do Rio Caí, causada pelas chuvas históricas, e cedeu parcialmente. Esse é, inclusive, o último trecho totalmente bloqueado em estradas federais no Estado após o desastre climático.

A ordem de início das obras para a nova passagem foi assinada no dia 4 de junho com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho. O primeiro passo foi demolir a estrutura anterior, em 27 de junho, para dar lugar à reconstrução.

Em 20 de setembro, a travessia sobre o Rio Caí foi restabelecida pela Ponte da Cooperação, estrutura provisória capitaneada por empresários e moradores.