INFRAESTRUTURA

Farroupilha recebe Fórum com foco em soluções de infraestrutura das rodovias da região

Evento debateu gargalos logísticos e apresentou investimentos de R$ 4,6 bilhões para BRs e ERSs da Serra Gaúcha

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FARROUPILHA
Evento ocorreu no Hotel Holiday Inn (Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM)

Farroupilha sediou nesta sexta-feira (11) o Fórum Polo Rodoviário Serra Gaúcha, um encontro que busca soluções em uma das áreas de infraestrutura e logística com maior gargalo na microrregião da Serra. O evento ocorreu no Hotel Holliday Inn Express. Desde 2020, este foi o quarto encontro da Mobilização Regional. Participaram a CICS Serra, MobiCaxias, Bento + 20, CISGA, Corede Serra, AMESNE entre outras entidades empresariais, além de políticos e empresários da região.

Ao longo da manhã, foram realizadas apresentações técnicas com a atualização de planos para solucionar pontos críticos nas rodovias federais da região, como as BR’s 285, 470, 448 e 116. Investimentos, financiamentos e modelagens de gestão em andamento ou planejadas também foram discutidos. Além disso, o diretor-presidente da Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), Ricardo Peres, teve a oportunidade de apresentar o planejamento da concessionária.

A operação, manutenção, ampliação e modernização do polo de rodovias estaduais da região incluem trechos das rodovias ERS’s 122, 240, 446, RSC’s 453 e 287 e BR-470. A CSG é responsável pelos trechos por 30 anos, com previsão de investimentos superiores a R$ 4,6 bilhões em duplicações.

Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM

A infraestrutura regional configura um dos principais eixos do documento entregue pela Mobilização Regional aos candidatos no pleito de 2022. É considerado um eixo fundamental na construção da jornada “A Serra que Queremos”. Daí a importância do debate. O evento incluirá temas como a implantação do conselho de usuários das rodovias concedidas na Serra, valores e modelagens de pedágios. Também discutirá soluções para o destravamento de gargalos ao desenvolvimento regional.

Em comum, as entidades organizadoras da Mobilização Regional defendem maior interação nos planos futuros da região pela chamada Quádrupla Hélice _ governo, setor empresarial, academia e sociedade civil organizada.

O presidente da MobiCaxias, Rodrigo Postiglione, avaliou o encontro, com foco na retomada das obras por parte da CSG.

“Nós fizemos este Fórum, que é uma reunião de trabalho, pensando na infraestrutura. A ideia é debater como estão as nossas estradas, de que forma o governo estadual vai tratar o reequilíbrio de contrato com a CSG, que a gente sempre falou que é muito importante. Com este reequilíbrio a CSG passa a retomar as obras. Falamos aqui que não temos medo de pagar pedágio, agora pedágio sem obra ele fica caro. Temos que fazer com que essa retomada seja imediata, até para nós não cairmos no descrédito”, afirmou ele.

O presidente da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Rio Grande do Sul (FETRAROD), Tacimer da Silva, afirmou que a cobrança deve ser feita em conjunta, para que então as manutenções sejam enfim aplicadas.

“É importante que a gente faça essa cobrança em conjunto com todas as entidades. Temos que cobrar dos políticos, do governo do Estado, do Federal, e dos próprios municipais, que deem um jeito para fazer o conserto das nossas rodovias que está muito difícil para os trabalhadores trafegar nessas estradas”, comentou, ainda acrescentando que grande parte das colisões registradas são pela precariedade das rodovias.

Já o senador Luiz Carlo Heinze citou que tanto a concessionária quanto o Estado possuem dinheiro para realizar as melhorias, no entanto as mesmas não estão acontecendo.

“Farroupilha é o centro das atenções neste momento. Está trazendo toda a região presente, seja empresários, prefeitos, vereadores, deputados, senador, e isso é importante porque mostra para a própria concessionária da necessidade que estas obras aconteçam. Cobrar pedágio é legal, mas tem que fazer a obra. Dentro do contrato já foi estabelecido, a empresa tem que fazer um investimento, e pelo que sei tem dinheiro, o Estado também tem dinheiro, se tem dinheiro e não faz a obra é incompetência. Não acredito que a empresa privada seja incompetente, então tem que pressionar o Estado para que as obras aconteçam”, frisou Heinze.

Programação

8h: Credenciamento e Welcome Coffee

8h15: ABERTURA – Boas-Vindas – Histórico do Projeto Polo Rodoviário da Serra Gaúcha e Mobilização Regional – Presidentes: CIC Serra, MobiCaxias, Bento + 20, CISGA, COREDE Serra e AMESNE

8h30: PAINEL RODOVIAS FEDERAIS (BR-285, BR-448, BR-470 e BR-116) -Ministério Transportes, DNIT, Senado Federal, Câmara Federal e Movimento BR 285 e Juntos Pela BR 448

9h30: PAINEL CONCESSÃO BLOCO 03 – Relatório Dois Primeiros Anos da Concessão – Ricardo Peres – Diretor Caminhos da Serra Gaúcha (CSG)

10h: PAINEL RODOVIAS ESTADUAIS (ERS-122, ERS-240, RSC-287, ERS-446, RSC-453 e BR-470) – Secretária de Transportes RS, Assembleia Legislativa RS, Concessionária CSG, Corede Serra, CICs Serra e MobiCaxias

10h30: PLANO DE AÇÃO FUTURO QUE QUEREMOS E PROXIMOS PASSOS

11h30: ENCERRAMENTO