Substitutos do leite de vaca

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Olá pessoal. Hoje a nutricionista Fernanda Godoy Farto irá falar um pouco sobre os substitutos do leite de vaca e os seus benefícios.

Por que bebemos leite de vaca?

Com o surgimento da agricultura por volta de 10.000 anos atrás, o homem passou a domesticar animais dóceis, como os bois, porcos e carneiros para o arado. Essa exploração tornou fácil o acesso à carne, ao couro e, claro, ao leite. Os registros de humanos melhor adaptados ao leite de vaca datam de cerca de 7500 anos atrás entre populações da Europa Central e dos Balcans, como informa  um artigo da UCL, a University College London. Ao longo desses milhares de anos, esse pessoal gerou muitos descendentes também adaptados à lactose. Hoje eles são menos de 30% da população.

Enquanto populações na Europa já utilizavam leite em sua alimentação, povos que viviam na Ásia, na maior parte da África e nas Américas não tinham essa cultura. Os laticínios foram difundidos depois que as navegações, colonizações e imposições culturais aconteceram. A criação de gado para o leite atravessou o mar!

O que desencadeou o consumo desenfreado de leite e sua utilização em diversos alimentos e nas mais variadas formas?

O consumo começou a crescer quando, no início do século 20, a produção de leite nos Estados Unidos estava bem maior que a demanda. Aí virou missão dos fazendeiros e do governo que os subsidiava convencer a população a tomar esse excesso.

Foi aí que em 1920, não por coincidência, foi cientificamente atestado que leite da vaca era um super alimento, na verdade o mais completo da natureza. Ele também foi considerado indispensável para que os seres humanos tivessem ossos fortes e evitassem a osteoporose.

Analise esses fatos históricos e tire suas conclusões.

Note como os interesses comerciais prevaleceram e colaboraram para uma cultura alimentar. E com tantos pecuaristas interessados em extrair o máximo dos bichinhos, o leite significou lucros extras além da carne.

Hoje, como o leite está em tudo, muita gente não consegue imaginar a vida sem ele, sendo que, na realidade, o único que não pode ficar sem é o bezerro.

Os principais problemas que o ser humano sente ao tomar leite são:

Inflamação crônica no intestino, baixa imunidade, diminuição da testosterona, intolerância a lactose ( açúcar do leite) APLV (alergia a proteína do leite de vaca), desconforto gástrico.

Então se você tem algum desconforto em beber o leite de vaca seja fisiológico, filosofia alimentar ou simplesmente não gosta, você pode optar por beber leite vegetal. Como o próprio nome já nos indica, ele é produzido por meio de um ingrediente vegetal e são muito ricos nutricionalmente. No geral eles possuem benefícios como: poucas calorias, fácil digestão devido serem livres de lactose e glúten, fonte de proteína, gordura, vitaminas e minerais.

Os melhores leites vegetais são:

*Leite de castanha de caju, noz, amêndoa e amendoim

Esse grupo de sementes possuem funções muito parecidas no organismo como: Proteger os vasos sanguíneos permitindo que toda a circulação do sangue flua melhor ; Fornecer proteínas e gorduras naturais; Combater o excesso de radicais livres; Favorecem o sistema cognitivo; São ricas em selênio e vitamina E

* Leite de quinoa

Esse leite é comparado ao leite materno em valor nutricional, a quinoa é riquíssima em proteínas e segundo os antigos incas, o alimento mais rico do planeta em aminoácidos e vitaminas.

* Leite de coco

Ele é o queridinho do momento e não é por nada ele é muito completo é rico em gordura natural, vitaminas do complexo B e muitos minerais como selênio, magnésio, fósforo, ferro, potássio, ferro, cálcio, zinco e ainda possui proteína, arginina, acido láurico e o sabor é muito agradável e possui grande poder de saciedade.

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