Cidades

Sociedade de Pediatria do RS pede que pais mantenham vacinação dos filhos

Sociedade de Pediatria do RS pede que pais mantenham vacinação dos filhos

Em decorrência da preocupação gerada sobre casos atuais de meningite, nesta quinta-feira (4), a Sociedade de Pedriatria do Rio Grande do Sul emitiu uma nota oficial alertando e tranquilizando os gaúchos sobre alguns fatores acerca da doença.

Nesta semana, em São Leopoldo, uma menina de 14 anos morreu por conta da meningite. Após o fato, mensagens foram repassadas por redes sociais relatando que a cidade estaria passando por um “surto”. A Sociedade de Pedriatria do Rio Grande do Sul afirma que não há surto.

Confira nota na íntegra:

A SPRS, atenta ao que ocorre na comunidade, alerta os pediatras e o público em geral:
1) NÃO HÁ SURTO de meningite. A doença existe e ocorre esporadicamente em todo o mundo e aqui também.
2) A SPRS preconiza que os pais mantenham a carteira de vacinação de seus filhos em dia conforme orientação do PNI (Programa Nacional de Imunizações). Lembra, ainda, que a vacina meningocócica C (o tipo mais comum) está incluída no PNI e, além das doses aos 2, 4, 6 meses e 1 ano, há reforço para todas as crianças de 11 a 14 anos.
3) A SPRS recomenda que, se possível, se amplie a proteção contra a doença meningocócica, fazendo também as vacinas Meningo ACWY e Meningo B, disponível apenas na rede privada.
4) Estamos às portas da campanha da vacina da Gripe. Epidemiologicamente, esta doença (gripe) tem um potencial de causar muito mais internações e óbitos que a meningite. Todas as crianças até 6 anos (e as maiores de 6 anos se tiverem fator de risco associado) devem fazer a vacina contra a gripe.
5) Não há problemas em vacinar concomitante para Gripe e para doenças Meningocócicas, visto que não são vacinas com vírus vivo.
6) A Gripe tem uma sazonalidade e um impacto em saúde pública bem conhecido e a vacina todo o ano é modificada de acordo com as cepas circulantes. Importante vacinar-se antes de começar a circulação do vírus.
Diretoria da SPRS
– 1º Tesoureiro e Diretor de Defesa Profissional da SPRS, Benjamin Roitman
– Médico do comitê de infectologia da SPRS, Juarez Cunha”