SMTTM executa melhorias na rua Matteo Gianella em Caxias

0
173
Fotos: Leonardo Portella / Prefeitura de Caxias do Sul

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) realizou na última semana melhorias no tráfego de veículos nos dois sentidos da rua Matteo Gianella, no bairro Santa Catarina, em Caxias do Sul.

As ações envolvem a ampliação da capacidade da via e a alteração nos tempos de semáforos instalados nas esquinas com avenida Ruben Bento Alves e com a Carlos Bianchini. O objetivo é dar melhores condições de mobilidade no trecho ao evitar congestionamentos, principalmente nos horários de intenso movimento de veículos e de pedestres.

No sentido bairro/Centro, a ampliação da capacidade da via foi permitida com a retirada de um canteiro central próximo ao entroncamento com a rua Carlos Bianchini. Com mais espaço, o trânsito passou a contar com duas faixas de circulação, sendo uma para quem segue em frente rumo ao Centro e a outra exclusiva para conversão à direita na Carlos Bianchini, considerada uma opção de tráfego para a zona Sul da cidade.

 

Anteriormente, uma única faixa suportava a movimentação na região, inviabilizando a fluidez do trânsito e contribuindo com lentidão na circulação. Placas de trânsito também reforçam a orientação aos motoristas que saem da Carlos Bianchini e convertem à esquerda na Matteo Gianella para atenção aos novos espaços de circulação.

Para quem trafega no sentido Centro/bairro, a via conta com duas faixas de circulação também a partir da esquina com a avenida Rossetti. A medida foi possível com a flexibilização da faixa à direita na Matteo Gianella, que passa agora a permitir a circulação de veículos que desejam seguir em frente rumo à Perimetral, por exemplo, ou para quem precisa converter à direita, tanto na Rossetti como na rua Antônio Ribeiro Mendes.

O estacionamento no local também passou a ser proibido. Antes da mudança, a faixa da direita era usada exclusivamente para a conversão. A nova sinalização de trânsito foi implantada pela SMTTM e já orientam os condutores sobre as novas regras de circulação na região.

Outra medida implementada pela unidade na região foi a alteração nos tempos dos semáforos. Foram ampliados os tempos em verde na Matteo Gianella, tanto na esquina com a Carlos Bianchini como no entroncamento com a Ruben Bento Alves, com a proposta de evitar acúmulo de veículos e congestionamentos.

“São alterações implementadas por quem acompanha diariamente o trânsito da cidade e sabe onde é possível mexer para permitir melhorias na mobilidade das pessoas. Acompanhamos a movimentação nos últimos dias e o propósito de levar mais fluidez foi atingido”, ressalta o titular interino da SMTTM, Pedro Cogo.

Cogo reforça que os espaços para a travessia de pedestres seguem sem alterações, com locais sinalizados próximo à avenida Rossetti e na Antônio Ribeiro Mendes.

COMPARTILHAR

LEAVE A REPLY