PREVISÃO DO TEMPO

Frente Fria traz chuva e frio ao RS nesta quinta-feira (17)

Pontos isolados do território gaúcho podem ter chuva mais forte e eventual temporal com raios e granizo

Frente Fria traz chuva e frio ao RS nesta quinta-feira (17)

Uma frente fria começou atuar no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, 16. Conforme a MetSul Meteorologia, por conta disso, a quinta-feira, 17, será de muitas nuvens com céu nublado a encoberto no Estado. Além disso, chove e garoa na maior parte da regiões, porém com volumes baixos.

Pontos isolados do território gaúcho podem ter chuva mais forte e eventual temporal muito localizado com raios e granizo.

De acordo com os meteorologistas, na segunda metade do dia, apesar da nebulosidade abundante, ocorrerão aberturas em algumas localidades, inclusive com chance de o sol aparecer à tarde em algumas cidades.

Ainda conforme a MetSul, ar frio ingressa e o dia será de temperatura baixa no RS. O prognóstico indica que as máximas ocorrem no começo do dia e as mínimas à noite. Além disso, um sistema de baixa pressão traz vento que por vezes sopra moderado com ocasionais rajadas.

A maioria das cidades gaúchas deve ter uma tarde de quinta com marcas de 10ºC a 13ºC nos termômetros, mas em várias a temperatura estará abaixo de 10ºC no meio da tarde.

Noites frias no RS

Após dias de temperaturas amenas e até calor fora de época no RS, uma massa de ar frio começa atuar no Sul do país a partir de hoje e trará uma sequência de noites de temperatura baixa e com formação de geada. No entanto, a MetSul destaca que não se trata de uma massa de ar frio intensa, diferente das duas incursões de ar de origem polar da segunda metade de junho, que fez o Estado registrar -9ºC.

A MetSul ainda explica que também não se antecipa uma onda de frio, porque o número em que a temperatura está baixa durante a noite como de dia será pequeno, “em episódio de atuação limitada do ar frio”.

A massa de ar frio começou a ingressar ontem no Estado ainda no fim do dia com queda acentuada da temperatura em cidades mais ao Oeste. Segundo os meteorologistas, hoje o ar frio avança e toma conta do território gaúcho. Diante disso, os especialistas reforçam que a quinta-feira será um dia de marcas baixas.

Um centro de baixa pressão na costa ainda trará vento moderado e por vezes com rajadas em pontos do Estado, o que com a temperatura baixa vai reforçar a percepção de frio com baixa sensação térmica.

As madrugadas mais frias devem ser as de sexta, sábado e domingo, mas, em particular, a de sábado na maior parte dos municípios. Não são esperadas mínimas extremas. Grande parte das cidades gaúchas deve ter marcas de 5ºC a 10ºC. Nos Campos de Cima da Serra, marcas ao redor de 0ºC e negativas.

Com a chegada desta nova incursão de ar frio, os três estados do Sul do Brasil voltarão a ter geada, mas que não será nem tão forte nem tão generalizada, como no evento de frio extremo do fim de junho e o começo de julho. O episódio de frio será de muito curta duração.

O frio à tarde se limita mais ao dia de hoje. Já no fim de semana se espera que a temperatura suba com tardes de temperatura muito agradável. O ar seco, porém, permitirá que ainda faça frio durante a noite.