PREVISÃO

Frio intenso e geada voltam ao Rio Grande do Sul nos próximos dias

Os gaúchos devem se preparar para geadas ao amanhecer e temperaturas mínimas abaixo dos 5°C.

Foto: Fernando Dias/Seapi
Foto: Fernando Dias/Seapi

Rio Grande do Sul - O frio retorna com força ao Rio Grande do Sul nos próximos dias. Segundo o Boletim Integrado Agrometeorológico nº 29/2025, divulgado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Irga, os gaúchos devem se preparar para geadas ao amanhecer e temperaturas mínimas abaixo dos 5°C.

Nesta sexta-feira (18), uma frente fria avança pelo Estado e provoca pancadas de chuva em grande parte das regiões. As áreas da Faixa Central, Litoral e Zona Sul podem registrar chuvas mais intensas e isoladas.

O cenário muda a partir de sábado (19). Uma massa de ar seco e frio começa a atuar sobre o território gaúcho, o que garante tempo firme durante o fim de semana. Com o céu limpo e o ar mais seco, as temperaturas caem rapidamente durante a noite, favorecendo a formação de geadas entre o sábado e o domingo (20).

Entre segunda (21) e quarta-feira (23), o tempo segue firme. As manhãs terão nevoeiros e temperaturas amenas, principalmente no interior. A tendência aponta para um período mais seco, com baixos volumes de chuva em praticamente todo o Estado.

A previsão indica entre 5 e 10 milímetros de chuva na maior parte do Rio Grande do Sul. Na Faixa Central, Serra do Sudeste e Extremo Sul, os acumulados podem variar entre 20 e 30 mm. Em pontos isolados, os valores podem chegar a 50 mm.

Impacto do Frio nas Lavouras e Criações

Além da previsão do tempo, o boletim traz uma análise sobre o desenvolvimento das principais culturas e a situação das criações de animais no Estado. Técnicos destacam a importância de monitorar o impacto do frio nas lavouras e pastagens, especialmente em regiões mais suscetíveis à geada.