O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS) divulgou nesta tarde de quinta-feira (15) um balanço de perdas em processos, após o incêndio no prédio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), em Porto Alegre.
O Detran que tem sede na SSP apontou uma perda de aproximadamente 95 mil processos com recursos, defesas de multas e apresentações de condutor. Todos os prazos estão suspensos até nova comunicação oficial do DetranRS. Sobre esses processos, o DetranRS realizará consulta junto à Procuradoria-Geral do Estado para que não haja prejuízo ao cidadão.
Estão acontecendo normalmente os serviços de habilitação (aulas, exames médicos e psicológicos), exames práticos e teóricos, registro de veículos (emplacamentos, transferências), depósitos (remoções e liberações de veículos) e comercialização em desmanches. Devido ao alto grau de virtualização dos serviços da Autarquia, os credenciados do DetranRS operam normalmente, não havendo prejuízo ao cidadão.
O atendimento ao cidadão também está operante. A Ouvidoria (denúncias e reclamações) e o Disque-Detran funcionam normalmente. O chat de atendimento virtual via site volta a funcionar já na manhã de sexta-feira (16). O atendimento presencial no TudoFácil, zona sul e zona norte da Capital, voltam a operar na segunda-feira (19), com agendamento prévio pelo site do DetranRS ou portal rs.gov.br. O canal Fale Conosco está temporariamente inoperante.
A Junta Médica Especial de Porto Alegre, que vinha sendo realizada no prédio, passará a ser realizada em Centros de Formação de Condutores a partir de segunda-feira (19).
Para o diretor-geral, Enio Bacci, “evidentemente o incêndio atingiu significativo volume de processos que ainda ocorriam na modalidade impressa, porém o DetranRS já vem em estágio avançado de digitalização/virtualização, disponibilizando diversos serviços e realizando vários processos de maneira online, o que reduz o impacto geral do fato. Como sempre, preocupado com o atendimento ao cidadão, o DetranRS e seus abnegados servidores criarão força-tarefa para o mais brevemente possível normalizar seu funcionamento e os serviços prestados. Todas as medidas serão amplamente comunicadas, assim, solicitamos ao cidadão que se mantenha atento aos canais oficiais da Autarquia”.