SERRA-HORTÊNSIAS

Construção da ponte definitiva na BR-116, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, está em fase final

Primeira viga da estrutura sobre o Rio Caí foi lançada no domingo (3). Reabertura do trânsito é estimada para dezembro, entretanto, prazo contratual assinala entrega para fevereiro de 2025

Construção da ponte definitiva na BR-116, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, está em fase final
Foto: DNIT/Divulgação

Aguardada com expectativa, a construção da ponte definitiva na BR-116, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, está na última etapa. No domingo (3), foi lançada a primeira viga da estrutura, ato que marcou o início do encaminhamento final das obras da travessia sobre o Rio Caí. A informação foi divulgada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), na tarde desta quarta-feira (6).

A autarquia informou ainda que as fases de infraestrutura, que abrange a fundação da ponte, e de mesoestrutura já foram concluídas. A reabertura do trânsito é estimada para dezembro, entretanto, a previsão oficial do contrato entre DNIT e a construtora Cidade, que realiza os trabalhos, é assinalada para fevereiro de 2025.

Após a instalação das vigas, restará, para conclusão da obra, o fechamento dos vãos, a concretagem das lajes, a execução do guarda-roda e a pavimentação.

O projeto tem investimento de R$ 31 milhões. A ponte terá 180 metros de extensão e 13 metros largura, além de ser um metro mais alta que a anterior.

Foto: DNIT/Divulgação

Ordem de início assinada em 4 de junho

A principal ligação entre Serra e Hortênsias está bloqueada desde 12 de maio, quando a ponte, situada no km 174, não suportou a cheia do Rio Caí, causada pelas chuvas históricas, e cedeu parcialmente. Esse é, inclusive, o último trecho totalmente bloqueado em estradas federais no Estado após o desastre climático.

A ordem de início das obras para a nova passagem foi assinada no dia 4 de junho com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho. O primeiro passo foi demolir a estrutura anterior, em 27 de junho, para dar lugar à reconstrução.

Em 20 de setembro, a travessia sobre o Rio Caí foi restabelecida pela Ponte da Cooperação, estrutura provisória capitaneada por empresários e moradores.