Onze pontos do trecho urbano da BR-116, em Caxias do Sul, estão inseridos em um plano para implantação de novos redutores de velocidade. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), seis locais já estão autorizados para instalação das lombadas eletrônicas — correspondendo a 9 faixas monitoradas —, como o km 142, no acesso ao bairro Serrano.
Já está aprovada, também, a colocação no acesso à JBS Parada Cristal (km 136, bairro-Centro); após a saída da Rota do Sol (km 144, Centro-bairro); no acesso ao bairro Planalto (km 151, Centro-bairro); no acesso à Madal, bairro Salgado Filho (km 154, Centro-bairro); e no acesso ao bairro Santa Corona (km 155, Centro-bairro).
Na prática, tratam-se dos mesmos trechos que anteriormente contavam com o dispositivo. A substituição se dá em razão do fim do contrato entre a autarquia federal e a empresa responsável pelos equipamentos agora já removidos. A ordem de serviço foi emitida em abril deste ano. Devido à catastrofe climática que atingiu o Estado, as primeiras autorizações atrasaram para julho, acarretando em um prazo de conclusão para janeiro de 2025.
Contudo, afirma o DNIT, a empresa contratada antecipou o cronograma e a operação dos instrumentos com instalação permitida deve iniciar até o final de setembro.
“Antes que os novos equipamentos possam operar efetivamente é necessário cumprir etapas que incluem a elaboração de estudo de viabilidade pelo DNIT, estudos técnicos pela nova empresa, a aprovação desses estudos pelo DNIT, a instalação dos equipamentos e a aferição pelo Inmetro”, explica nota da autarquia.
Cinco dos outros perímetros previstos para receberem a lombada eletrônica estão em fase de estudo técnico. A maioria deles são referentes ao sentido oposto dos locais onde já há o aval para instalação, com exceção do km 148 da rodovia, onde está situada a conhecida “curva da zona”, no acesso ao bairro Presidente Vargas. Ali, a intenção é operar um redutor de velocidade no sentido Centro-bairro, como antes.
Na última semana, o trecho do km 146, próximo do acesso ao bairro São Ciro, foi descartado do projeto na fase de estudo para ratificação do local. O DNIT não esclareceu as circunstâncias da decisão.
Na quarta-feira (11), Everaldo Gomes dos Reis, de 47 anos, morreu atropelado por uma motocicleta no km 145, nas proximidades desse ponto inicialmente planejado para receber o equipamento.
Ainda conforme a autarquia, a contratação se refere a disponibilização de equipamentos e não aquisição.
Trechos
Em instalação, com operação prevista até o final de setembro
- Km 136,3 – Bairro-Centro – Acesso a empresa JBS Parada Cristal;
- Km 144,3 – Centro-bairro – Após saída da Rota do Sol;
- Km 151,3 – Centro-bairro – Acesso ao bairro Planalto;
- Km 142,6 – Bairro-Centro – Acesso ao Bairro Serrano;
- Km 154,2 – Centro- bairro – Acesso a empresa Madal, bairro Salgado Filho;
- Km 155,5 – Centro-bairro – Acesso ao Bairro Santa Corona.
Em fase de estudo
- Km 136,5 – Centro-bairro – Acesso a empresa JBS Parada Cristal;
- Km 148,4 – Centro-bairro – Curva da Zona – Acesso bairro Presidente Vargas;
- Km 152 – Bairro-Centro – Acesso ao bairro Planalto;
- Km 154,3 – Bairro-Centro – Acesso a empresa Madal, bairro Salgado Filho;
- Km 155,7 – Bairro-Centro – Acesso ao Bairro Santa Corona.
Descartado
- Km 146 – Centro-bairro – Acesso ao Bairro São Ciro.