Caxias do Sul

Confira os 11 trechos da BR-116, em Caxias do Sul, que terão a volta de lombadas eletrônicas

Seis pontos já estão autorizados para colocação dos equipamentos, como o km 144, perto do viaduto sobre a Rota do Sol. Autarquia prevê conclusão até janeiro de 2025

Confira os 11 trechos da BR-116, em Caxias do Sul, que terão a volta de lombadas eletrônicas
Equipamento já está colocado no km 144, perto do viaduto sobre a Rota do Sol | Foto: Luca Roth/Grupo RSCOM

Onze pontos do trecho urbano da BR-116, em Caxias do Sul, estão inseridos em um plano para implantação de novos redutores de velocidade. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), seis locais já estão autorizados para instalação das lombadas eletrônicas — correspondendo a 9 faixas monitoradas —, como o km 142, no acesso ao bairro Serrano.

Já está aprovada, também, a colocação no acesso à JBS Parada Cristal (km 136, bairro-Centro); após a saída da Rota do Sol (km 144, Centro-bairro); no acesso ao bairro Planalto (km 151, Centro-bairro); no acesso à Madal, bairro Salgado Filho (km 154, Centro-bairro); e no acesso ao bairro Santa Corona (km 155, Centro-bairro).

Na prática, tratam-se dos mesmos trechos que anteriormente contavam com o dispositivo. A substituição se dá em razão do fim do contrato entre a autarquia federal e a empresa responsável pelos equipamentos agora já removidos. A ordem de serviço foi emitida em abril deste ano. Devido à catastrofe climática que atingiu o Estado, as primeiras autorizações atrasaram para julho, acarretando em um prazo de conclusão para janeiro de 2025.

Contudo, afirma o DNIT, a empresa contratada antecipou o cronograma e a operação dos instrumentos com instalação permitida deve iniciar até o final de setembro.

“Antes que os novos equipamentos possam operar efetivamente é necessário cumprir etapas que incluem a elaboração de estudo de viabilidade pelo DNIT, estudos técnicos pela nova empresa, a aprovação desses estudos pelo DNIT, a instalação dos equipamentos e a aferição pelo Inmetro”, explica nota da autarquia.

Cinco dos outros perímetros previstos para receberem a lombada eletrônica estão em fase de estudo técnico. A maioria deles são referentes ao sentido oposto dos locais onde já há o aval para instalação, com exceção do km 148 da rodovia, onde está situada a conhecida “curva da zona”, no acesso ao bairro Presidente Vargas. Ali, a intenção é operar um redutor de velocidade no sentido Centro-bairro, como antes.

Trecho conhecido como “curva da zona” tem histórico de acidentes | Foto: Luca Roth/Grupo RSCOM

Na última semana, o trecho do km 146, próximo do acesso ao bairro São Ciro, foi descartado do projeto na fase de estudo para ratificação do local. O DNIT não esclareceu as circunstâncias da decisão.

Na quarta-feira (11), Everaldo Gomes dos Reis, de 47 anos, morreu atropelado por uma motocicleta no km 145, nas proximidades desse ponto inicialmente planejado para receber o equipamento.

Ainda conforme a autarquia, a contratação se refere a disponibilização de equipamentos e não aquisição.

Trechos

Em instalação, com operação prevista até o final de setembro

  • Km 136,3 – Bairro-Centro – Acesso a empresa JBS Parada Cristal;
  • Km 144,3 – Centro-bairro – Após saída da Rota do Sol;
  • Km 151,3 – Centro-bairro – Acesso ao bairro Planalto;
  • Km 142,6 – Bairro-Centro – Acesso ao Bairro Serrano;
  • Km 154,2 – Centro- bairro – Acesso a empresa Madal, bairro Salgado Filho;
  • Km 155,5 – Centro-bairro – Acesso ao Bairro Santa Corona.

Em fase de estudo

  • Km 136,5 – Centro-bairro – Acesso a empresa JBS Parada Cristal;
  • Km 148,4 – Centro-bairro – Curva da Zona – Acesso bairro Presidente Vargas;
  • Km 152 – Bairro-Centro – Acesso ao bairro Planalto;
  • Km 154,3 – Bairro-Centro – Acesso a empresa Madal, bairro Salgado Filho;
  • Km 155,7 – Bairro-Centro – Acesso ao Bairro Santa Corona.

Descartado

  • Km 146 – Centro-bairro – Acesso ao Bairro São Ciro.