Caxias do Sul - Populares impediram um furto a veículo e detiveram o criminoso até a chegada da Guarda Municipal na tarde desta segunda-feira (30), em Caxias do Sul. O homem, de 43 anos, natural do município, já acumula mais de 65 antecedentes policiais, entre eles 17 por furto — sendo sete com o mesmo modo de agir, arrombando veículos para levar pertences do interior.
Durante patrulhamento ostensivo, uma equipe da Guarda avistou um grupo de pessoas acenando, em volta de um indivíduo imobilizado. Os agentes se aproximaram e confirmaram que se tratava de um caso de furto em andamento, frustrado graças à ação da própria comunidade. Um vídeo da ação dos populares foi compartilhado pelo vereador Hiago Morandi (PL).
Ação da Comunidade e Prisão do Criminoso
De acordo com o relato, o criminoso havia danificado um carro estacionado na via e tentava fugir com uma mala furtada de dentro do veículo. Populares que presenciaram o crime conseguiram alcançar e conter o autor até que os guardas assumissem a ocorrência.
A Guarda Municipal encaminhou o preso à Delegacia de Polícia, onde ele teve a conduta enquadrada como Furto Qualificado, conforme o artigo 155, §4º do Código Penal. A vítima e a testemunha do fato também compareceram à delegacia para prestar depoimento.
Reincidência
A ficha criminal do detido chama atenção pela reincidência e variedade dos delitos, incluindo porte ilegal de arma de fogo, roubo, lesão corporal, tráfico e receptação. O histórico mostra ainda que ele fugiu da Justiça 16 vezes.
Após o registro, as autoridades encaminharam o homem ao sistema penitenciário, onde deverá responder pelo novo crime.