Polícia

Mandante de assalto com morte de idosa contratava usuários de drogas para cometer crimes em Vacaria 

Segundo investigação, homem ficava esperando nas proximidades enquanto comparsa agia contra comerciantes ou pedestres. Em troca, assaltante recebia crack

Polícia prende mandante de assalto que resultou em morte de idosa em Vacaria
Dona de minimercado morreu em assalto em junho de 2023. Foto: Polícia Civil/Divulgação

O homem que foi preso nesta segunda-feira (9) em Vacaria como mandante do assalto que resultou na morte de uma comerciante de 64 anos tinha um método para cometer este tipo de crime. Segundo a investigação da Polícia Civil, o investigado tinha o costume de levar um dependente químico, geralmente usuário de crack, para cometer os roubos.

Conforme o inquérito apurou, o mandante ficava esperando nas proximidades do alvo enquanto o comparsa cometia os ataques contra comerciantes ou pedestres. Em troca, o autor dos roubos recebia pedras de crack como pagamento. 

O modo de agir também foi usado no dia 17 de junho de 2023, quando um assaltante entrou no minimercado de Vera Helena dos Reis Vieira, no bairro Seminário, em Vacaria. Contudo, Vera não teria entregado de imediato o que o criminoso queria e recebeu um golpe de martelo na cabeça. A vítima morreu dias depois em um hospital de Caxias do Sul. 

De acordo com a Polícia Civil, o autor do latrocínio foi preso ainda em junho do ano passado e segue no presídio. Ele foi condenado a 23 anos e seis meses de prisão em regime inicial fechado. Já o mandante do assalto havia sido condenado a pena de 30 anos e só foi localizado nesta segunda em uma lavagem de veículos na área central de Vacaria.

O mandante do crime, de 29 anos, reside no mesmo bairro onde ocorreu o assalto ao minimercado. Conforme a Polícia Civil, ele possui uma vasta ficha de antecedentes policiais.