Justiça

Polícia prende mandante de assalto que resultou em morte de idosa em Vacaria

Caso aconteceu em junho de 2023 no bairro Seminário, em Vacaria. Vítima era proprietária de um pequeno mercado (foto) e foi morta com golpe de martelo na cabeça

Polícia prende mandante de assalto que resultou em morte de idosa em Vacaria
Dona de minimercado morreu em assalto em junho de 2023. Foto: Polícia Civil/Divulgação

O mandante de um dos crimes que chocou o município de Vacaria no ano passado foi preso em ação da Polícia Civil na manhã desta segunda-feira (9). Procurado por ter orquestrado o assalto que culminou com a morte de Vera Helena dos Reis Vieira, de 64 anos, com um golpe de martelo na cabeça, ele estava foragido há mais de um ano. O nome do preso não divulgado. O crime aconteceu em 17 de junho de 2023 e a vítima morreu dia 30 daquele mês em um hospital de Caxias do Sul.

De acordo com a Polícia Civil, o autor do assalto e do golpe que matou Vera Helena foi preso ainda em junho do ano passado e segue no presídio. Ele foi condenado a 23 anos e seis meses de prisão em regime inicial fechado. Já o preso desta segunda-feira havia sido condenado a pena de 30 anos e só foi localizado nesta segunda, em uma lavagem de veículos recém-aberta na área central de Vacaria.

O mandante do crime, de 29 anos, reside no mesmo bairro onde ocorreu o assalto ao minimercado e a morte da idosa, o Seminário. Conforme a Polícia Civil, ele possui uma vasta ficha de antecedentes policiais, entre eles: receptação dolosa (doze vezes), furto qualificado (duas vezes), furto simples (duas vezes), vias de fato (três vezes), roubo majorado (três vezes), ameaça (seis vezes), descumprimento de medidas protetivas, homicídio qualificado tentado, lesões corporais, desobediência (quatro vezes), crime de trânsito (três vezes), violência doméstica contra mulher (duas vezes) e o crime de latrocínio. Ele foi encaminhado ao Presídio de Vacaria e começou o cumprimento da pena.