JUDICIAL

Sindicato aciona prefeitura e InSaúde na Justiça por falta de pagamento de médicos da UPA Central de Caxias do Sul

O presidente do grupo, Marlonei Santos relata a falta de pagamento de cerca de 160 médicos da instituição. Saiba mais

Foto: Prefeitura de Caxias do Sul/ divulgação
Foto: Prefeitura de Caxias do Sul/ divulgação

O Sindicato dos Médicos de Caxias do Sul ajuizou nesta quarta-feira (26), uma ação na Justiça do Trabalho contra a Prefeitura de Caxias do Sul e a empresa InSaúde, antiga gestora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central. O presidente do grupo, Marlonei Santos relata a falta de pagamento de cerca de 160 médicos da instituição.

Marlonei explica que o contrato com o InSaúde venceu no dia 31 de janeiro, contudo o pagamento dos profissionais não foi realizado até o prazo previsto no contrato, dia 15 do mês subsequente. Ainda de acordo com ele, nem um pagamento havia sido realizado até o meio-dia desta quarta.

O presidente ainda contextualiza que a Prefeitura alega que já teria realizado o pagamento do InSaúde, enquanto a empresa diz que não teria recebido e que a folha de pagamento dos médicos é de cerca de R$1,2 milhão, não tendo recursos para quitação.

“Há uma briga entre a Prefeitura e a empresa contratada, mas os médicos não tem nada a ver com isso. Eles trabalharam o mês inteiro”, afirma.

Desde o dia 1º de fevereiro, a UPA Central é administrada pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), que venceu a licitação.

Por meio de uma breve nota, a Prefeitura de Caxias do Sul informou que a SMS e o InSaúde já trabalham para sanar a falha administrativa que ocasionou o problema e colocar os pagamentos em dia com a maior brevidade possível. Confira o texto na íntegra:

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) esclarece que o atraso nos pagamentos das empresas de prestação de serviços médicos da UPA Central é relativo ao mês de janeiro, portanto, anterior à nova gestão, que assumiu em fevereiro. A SMS e o InSaúde já trabalham para sanar a falha administrativa que ocasionou o problema e colocar os pagamentos em dia com a maior brevidade possível.