Veranópolis - O homicídio de Silvano Svoboda da Silva, de 39 anos, ocorrido em novembro de 2021 em Veranópolis, teve desfecho nesta segunda-feira (22) com a condenação de quatro envolvidos. O julgamento aconteceu no Fórum da cidade e resultou em penas que totalizam quase meio século de reclusão. Silvano foi morto a tiros dentro de sua residência na Rua Capitão Pelegrino Guzzo, no bairro Santo Antônio.
Dois réus já cumpriam prisão por outros crimes e receberam novas penas de 14 e 21 anos, respectivamente, em regime fechado, que serão somadas às anteriores. Os outros dois acusados foram condenados a sete anos de prisão cada um. Segundo o Ministério Público, todos participaram diretamente do ataque que resultou na morte da vítima, que foi surpreendida por diversos disparos dentro de casa.
Detalhes do Crime
O caso ocorreu na noite de 16 de novembro de 2021. A vítima dormia quando três jovens arrombaram a porta e dispararam contra ele, cerca de 20 tiros foram efetuados, conforme perícia policial. Três suspeitos de 18, 23 e 27 anos foram presos em flagrante pela Brigada Militar com uma pistola calibre 380 e um revólver, sendo encaminhados ao presídio de Nova Prata.
As prisões desta segunda-feira cumpriram mandados de condenação emitidos pelo Tribunal do Júri, envolvendo os acusados que participaram da direção do veículo utilizado no crime e da ocultação das armas. Após a formalização dos procedimentos, os dois detidos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecem à disposição da Justiça.