Uma nova modalidade de golpe que envolve pagamentos de valores por infrações inexistentes de motoristas está sendo praticada em Caxias do Sul. O alerta para esse tipo de crime foi divulgado pela Fiscalização de Trânsito nesta quarta-feira (4).
Por meio do envio de uma mensagem SMS para o celular do contribuinte, os criminosos enganam os motoristas ao trazer informações falsas sobre a cassação ou suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e exigem pagamentos em nome do Detran/RS. A mensagem falsa informa que, caso a transferência não seja efetuada, os motoristas terão as habilitações suspensas ou bloqueadas.
O secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMMTM), Alfonso Willenbring Júnior, reforça que o Detran não encaminha qualquer tipo de notificação por SMS. Ele aponta que qualquer informação sobre o estado atual da carteira de habilitação é enviada por meio do correio, através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou por publicação no Diário Oficial do Estado.
O secretário solicita aos motoristas que redobrem a atenção contra esse tipo de prática, que busca desestabilizar a vítima e facilitar que o repasse dos valores ocorra o mais rápido possível.
“É uma prática do terror, eles pressionam uma pessoa para acreditar, e naquele momento, se a pessoa não refletir um pouquinho, acaba acreditando e caindo. O golpe existe porque muitas pessoas realizam as transferências, então a gente deixa muito claro: jamais haverá qualquer solicitação de valores em nome do Detran/RS”, informa Willenbring.
O cidadão que for alvo do golpe pode efetuar a denúncia por meio do telefone 181, da Polícia Civil, ou procurar pessoalmente a Delegacia de Pronto Atendimento, localizada na Rua Irmão Miguel Dário, 1061, no bairro Jardim América.