ALERTA

Fiscalização alerta para golpe da carteira de motorista em Caxias do Sul

Criminosos aplicam golpe enviando mensagens para contribuintes exigindo pagamentos em nome do Detran/RS

Fiscalização alerta para golpe da carteira de motorista em Caxias do Sul Fiscalização alerta para golpe da carteira de motorista em Caxias do Sul Fiscalização alerta para golpe da carteira de motorista em Caxias do Sul Fiscalização alerta para golpe da carteira de motorista em Caxias do Sul
Foto: Detran/Rs
Foto: Detran/Rs

Uma nova modalidade de golpe que envolve pagamentos de valores por infrações inexistentes de motoristas está sendo praticada em Caxias do Sul. O alerta para esse tipo de crime foi divulgado pela Fiscalização de Trânsito nesta quarta-feira (4).

Por meio do envio de uma mensagem SMS para o celular do contribuinte, os criminosos enganam os motoristas ao trazer informações falsas sobre a cassação ou suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e exigem pagamentos em nome do Detran/RS. A mensagem falsa informa que, caso a transferência não seja efetuada, os motoristas terão as habilitações suspensas ou bloqueadas.

O secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMMTM), Alfonso Willenbring Júnior, reforça que o Detran não encaminha qualquer tipo de notificação por SMS. Ele aponta que qualquer informação sobre o estado atual da carteira de habilitação é enviada por meio do correio, através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou por publicação no Diário Oficial do Estado.

O secretário solicita aos motoristas que redobrem a atenção contra esse tipo de prática, que busca desestabilizar a vítima e facilitar que o repasse dos valores ocorra o mais rápido possível.

“É uma prática do terror, eles pressionam uma pessoa para acreditar, e naquele momento, se a pessoa não refletir um pouquinho, acaba acreditando e caindo. O golpe existe porque muitas pessoas realizam as transferências, então a gente deixa muito claro: jamais haverá qualquer solicitação de valores em nome do Detran/RS”, informa Willenbring.

O cidadão que for alvo do golpe pode efetuar a denúncia por meio do telefone 181, da Polícia Civil, ou procurar pessoalmente a Delegacia de Pronto Atendimento, localizada na Rua Irmão Miguel Dário, 1061, no bairro Jardim América.