Caxias do Sul - Empresários de Caxias do Sul estão sendo alvo de um golpe que envolve promessas de patrocínio em campeonatos esportivos supostamente organizados por grandes empresas da região. Os golpistas usam grandes marcas de referência na indústria para ludibriar comerciantes. A abordagem é feita por telefone, geralmente em contato com os números fixos dos estabelecimentos.
De acordo com o relato de uma das vítimas, os golpistas afirmam que um torneio ocorrerá em breve no Complexo Esportivo do Enxutão, e que empresas estariam patrocinando equipes com apoio da comunidade. Em seguida, oferecem aos comerciantes a oportunidade de colocar o nome e a logomarca de seus restaurantes em camisetas dos times, mediante o pagamento de R$ 700 via Pix. O valor incluiria, segundo os golpistas, a entrega de quatro camisetas personalizadas.
“Eles ligaram no restaurante, se passaram por representantes de uma empresa e ofereceram uma parceria para colocar o nome do meu estabelecimento no uniforme de um time. Eu caí no golpe, fiz o Pix e depois disso me bloquearam”, relata um empresário que prefere não ser identificado. “Dias depois, eles ligaram de novo fazendo a mesma proposta. Foi meu filho que atendeu e, por sorte, não caiu.”
Golpe do Patrocínio Esportivo
Ainda segundo ele, os golpistas estão utilizando aplicativos de mensagens para enviar artes falsas com supostos modelos das camisetas e logotipos de empresas conhecidas, com o objetivo de dar veracidade à fraude.
Diante da recorrência dos casos, o empresário pede que o relato seja divulgado como forma de utilidade pública, para que outros empreendedores fiquem atentos e não sejam enganados. Ele também orienta que, ao receber propostas suspeitas, os comerciantes verifiquem diretamente com as empresas citadas antes de realizar qualquer pagamento.
A orientação das autoridades de segurança é de que as vítimas registrem boletim de ocorrência e, sempre que possível, evitem transferências a desconhecidos sem a devida checagem.