
O Corpo de Bombeiros de Farroupilha conta com um novo comandante. Desde o último sábado (22), o 1º Sargento Geomir Alan da Cás, 44 anos, está à frente do 3º Pelotão de Bombeiros Militar, pertencente ao 5º Batalhão.
Ingressante na corporação por concurso público em 2002, Alan é natural de Farroupilha e atuou no município entre 2003 e 2014. Por motivos pessoais, transferiu-se posteriormente para o Vale dos Sinos, onde passou a trabalhar na cidade de Portão.
“Lá eu tive uma evolução profissional. Fiz o curso técnico de segurança pública, obrigatório para promoção a sargento. A partir daí, atuei como sargento em Portão e, por permuta, voltei para a Serra”, relembrou.
De volta à área de atuação do 5º Batalhão de Bombeiros Militares, Alan comandou o pelotão de São Marcos por cerca de quatro anos. Depois, trabalhou em Caxias do Sul pelos últimos três anos, até assumir o comando do pelotão de sua cidade natal, em razão da passagem do Tenente Rodrigo Moraes para a reserva remunerada.
Alan explica que, embora esteja assumindo o posto agora, a função pode voltar a ser ocupada por um tenente no futuro próximo.
“No fim do ano, uma turma de tenentes deve se formar. É possível que algum deles peça para vir a Farroupilha, afinal há vaga para esse posto. Mas nada está definido; pode ser que ninguém tenha interesse. Se isso acontecer, sigo no comando normalmente mas se alguém vier e assumir o posto, eu estarei a disposição para lhe auxiliar na missão, afinal, serei o sub comandante”, informou.
Graduado em Direito, o novo comandante também possui formação internacional. Em 2011, realizou no Texas (EUA) um curso de especialização em combate a incêndio industrial. Ao longo da carreira, acumulou experiências tanto operacionais quanto administrativas, e destacou o período em Caxias do Sul como um dos mais intensos profissionalmente.
“Em Caxias, atuei basicamente na área operacional. Caxias é uma escola. A demanda é muito alta; houve dias em que atendemos 15, 18 ocorrências. Muitas vezes não dormíamos e trabalhávamos 24 horas seguidas. Foi uma experiência operacional muito grande”, relatou.
Alan também integra a Força de Resposta Rápida, uma célula alfa do 5º Batalhão que se desloca para regiões com alta demanda de ocorrências, como ocorre atualmente em Erechim.
Ao assumir o comando, o sargento fez questão de destacar o trabalho do antecessor e o compromisso com a comunidade.
“O Tenente Rodrigo alcançou um patamar muito elevado no município, construiu boas relações e deixou um legado importante. Tenho uma obrigação legal e moral de dar continuidade a esse trabalho. O objetivo do Corpo de Bombeiros é proporcionar à comunidade farroupilhense um ganho real com os serviços prestados pelo Estado. Não quero mudar o que está dando certo, e sim elevar ainda mais o nome do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul. A comunidade precisa saber que pode contar conosco”, finalizou.
O Corpo de Bombeiros de Farroupilha está localizado na rua Independência, 1360, bairro Do Parque. Em caso de emergência, ligue 193.