Segunda etapa da vacinação contra a gripe inicia em Caxias do Sul

0
326
Imunização está disponível nas UBSs para todos os grupos prioritários até 31 de maio. Foto: Divulgação

Na manhã desta segunda-feira (22), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) abriu a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza em Caxias do Sul. Até 31 de maio, a imunização estará disponível a todos os grupos prioritários nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Na primeira etapa da mobilização, foram priorizadas gestantes e crianças de seis meses a cinco anos. Agora, a vacina também está disponível para pessoas com 60 anos ou mais, mulheres no puerpério, professores, povos indígenas, trabalhadores da saúde e do sistema prisional, população privada de liberdade, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Nesta segunda-feira (22/04), o Ministério da Saúde também incluiu policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas entre os grupos prioritários.

As UBSs registraram movimentação intensa durante todo o dia. Em algumas unidades, como Madureira e Reolon, por exemplo, a Vigilância Epidemiológica providenciou a reposição das doses, pois as inicialmente disponíveis se esgotaram em poucas horas. José Gomes, 74 anos, chegou logo no início da manhã na UBS Cinquentenário. “Todos os anos eu venho. Desde que comecei a me vacinar, nunca mais tive uma gripe forte”, afirma.

Lurdes Kuvert, 65 anos, moradora do bairro São Pelegrino, também já garantiu proteção. “Há mais de 10 anos, eu faço a vacina. Procuro sempre vir no primeiro dia, porque sei que demora um pouco para começar a fazer efeito. Recomendo a todos, pois não tive mais gripes complicadas”, relata.

O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe na população-alvo. As doses estarão disponíveis até 31 de maio. O Dia D será realizado em 4 de maio. Nesta data, um sábado, todas as UBSs estarão abertas das 8h às 17h, exclusivamente para vacinação do público-alvo.

A meta é imunizar 90% da população de cada grupo prioritário (neste cálculo não serão considerados os doentes crônicos, os professores e a população prisional). A estimativa da Vigilância Epidemiológica da SMS é vacinar cerca de 126,9 mil pessoas no município.

Serviço

Vacinação para os grupos prioritários: 22 de abril a 31 de maio

Locais: Unidades Básicas de Saúde

Horários: de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 16h

O que levar: para receber a vacina, os idosos devem apresentar documento que ateste a idade; as crianças, o Cartão de Vacinas; as mulheres grávidas, Cartão da Gestante; professores e profissionais da saúde, comprovante da profissão (crachá ou carteira de trabalho). Já os doentes crônicos precisam apresentar receita médica especificando a enfermidade

Dia D de vacinação: 04 de maio, sábado

Locais: Unidades Básicas de Saúde

Horário: 8h às 17h

Público-alvo: vacinação de todos os grupos prioritários

COMPARTILHAR

LEAVE A REPLY