REFERÊNCIA

Vereador caxiense visita Centro de Referência de Atendimento ao Idoso de Vitória 

Rafael Bueno projeta unidade semelhante ao serviço de referência nacional em Caxias do Sul

Rafael Bueno visitou obras do novo CRAI, com mais espaço e acessibilidade, e que deve ser inaugurado ainda em julho. Foto: Jucilene Borges/ Divulgação.
Rafael Bueno visitou obras do novo CRAI, com mais espaço e acessibilidade, e que deve ser inaugurado ainda em julho. Foto: Jucilene Borges/ Divulgação.

Durante agendas cumpridas esta semana em Vitória (ES), o vereador Rafael Bueno (PDT) conheceu de perto o funcionamento do Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (CRAI), reconhecido como referência nacional na área de saúde geriátrica. A estrutura integra a rede de atenção à saúde como ponto de Atenção Ambulatorial Especializado, oferecendo acompanhamento multidisciplinar a pessoas idosas com problemas de saúde ou perda de autonomia e independência.

O CRAI conta com equipe composta por profissionais especializados em geriatria e gerontologia, atuando de forma integrada em atendimentos individuais e coletivos, avaliações multidimensionais, reabilitação, nutrição e visitas domiciliares compartilhadas.

Acompanhado pela secretária municipal de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, e outros representantes da área, Bueno destacou a importância de conhecer o modelo detalhadamente, uma vez que lidera a implantação de projeto semelhante em Caxias do Sul (RS).

A cidade, que conta com mais de 83 mil idosos, deverá receber em breve seu próprio Centro de Referência e Atendimento em Saúde à Pessoa Idosa, a ser instalado junto ao Hospital Virvi Ramos. O novo espaço contará com serviços de diversas especialidades, como fisioterapia, nutrição, serviço social, fonoaudiologia, terapia ocupacional, educação física e enfermagem.

Segundo Bueno, o projeto já conta com emendas parlamentares garantidas para viabilizar as primeiras ações. A iniciativa tem o apoio de entidades voltadas à saúde e ao cuidado com a população idosa.

CRAI como Referência Nacional

Em Vitória, considerada a capital com melhor acesso à saúde do país, o CRAI também atua como suporte técnico-pedagógico e retaguarda assistencial para casos complexos, prestando apoio às equipes da atenção básica. 

O encaminhamento para o serviço é feito por médicos das Unidades Básicas de Saúde, após avaliação clínico-funcional. Após a definição de um plano de cuidados individualizado, o tratamento é realizado por equipe multiprofissional, e, quando há estabilização do quadro, o paciente retorna ao acompanhamento na rede básica.

Ampliação e Melhorias no Atendimento

O vereador Rafael Bueno também visitou, nesta terça-feira (1º), as obras do novo prédio do CRAI, em construção desde novembro de 2023 e com previsão de entrega ainda neste mês. Com investimento de R$ 7,42 milhões, a nova sede contará com dois pavimentos, estacionamento e acessibilidade, e será compartilhada com a Unidade de Saúde da Ilha de Santa Maria. 

A nova estrutura deve ampliar a capacidade de atendimento, melhorar as condições de trabalho dos profissionais e oferecer mais conforto aos usuários.