SAÚDE

Testes rápidos de HIV, hepatites e sífilis serão realizados nesta sexta-feira (6) em Caxias do Sul

Uma equipe estará na Praça da Bandeira das 9h30 às 16h com o objetivo de estimular o acesso da população aos serviços, que estão disponíveis durante todo o ano no Centro de Testagem e Aconselhamento do Serviço Municipal de Infectologia (junto ao CES) ou nas Unidades Básicas de Saúde

Testes rápidos de HIV, hepatites e sífilis serão realizados nesta sexta-feira (6) em Caxias do Sul
Foto: João Pedro Bressan/ Banco de Dados

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul realiza nesta sexta-feira (6) uma ação alusiva ao Dezembro Vermelho, mês de luta contra a Aids/HIV. Uma equipe estará na Praça da Bandeira. das 9h30 às 16h, para oferta de testes rápidos de HIV, hepatites B e C e sífilis, bem como aconselhamento a respeito de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), entrega de preservativos e material informativo. Se chover, a ação será remarcada.

O teste rápido é realizado com uma pequena amostra de sangue, coletada com uma picada no dedo e o resultado é conhecido em cerca de 30 minutos. A equipe especializada do Serviço Municipal de Infectologia (SMI) fará as orientações para o paciente, independentemente do resultado. A atividade desta sexta-feira tem o objetivo de estimular o acesso da população aos serviços, que estão disponíveis durante todo o ano no Centro de Testagem e Aconselhamento do Serviço Municipal de Infectologia (junto ao CES) ou nas Unidades Básicas de Saúde. A procura é espontânea, sem necessidade de encaminhamento médico.

A Aids é a Síndrome da Imunodeficiência Humana, que é o estágio mais avançado da infecção pelo HIV. Ou seja, a pessoa pode ter HIV e não estar com Aids. Embora não exista cura, há tratamento, que está disponível pelo SUS e possibilita uma melhor qualidade de vida. A transmissão do HIV/ Aids pode se dar de forma vertical (de mãe para filho durante a gravidez, no parto e na amamentação), por relação sexual (anal, oral e vaginal) sem o uso de preservativo, instrumentos que furam ou cortam não esterilizados, transfusão de sangue contaminado ou uso de seringa por mais de uma pessoa.

Em 2023, Caxias recebeu do Ministério da Saúde a Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV (de mãe para filho).