
Uma ação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul, em parceria com o Samu, vai gerar uma economia anual de R$ 204 mil (quase R$ 17 mil por mês), reduzindo de quatro para dois os funcionários do local. Um atenderá das 7h às 13h e o outro das 13h às 19h. O horário da noite e madrugada será suprido por um enfermeiro do próprio Samu. Nos finais de semana, haverá alternância dos dois servidores, das 7h às 19h. Os dois servidores que estavam na farmácia serão realocados para outros setores da SMS. Esse sistema começa a funcionar a partir de 1º de dezembro.
Para o secretário municipal da Saúde, Rafael Bueno, a ideia é otimizar o serviço e utilizar os dois servidores em áreas que estão com necessidade de pessoal para atender melhor o público.
O diretor do Samu, Durval Júnior de Oliveira, ressalta que a medida garante a continuidade, segurança e eficiência no atendimento:
“A medida busca otimizar a escala, promover um uso mais racional dos recursos humanos e ajustar a estrutura às necessidades reais do serviço, resultando ainda em uma redução de 50% do quadro da farmácia sem prejuízo à qualidade assistencial. Nosso compromisso permanece o mesmo, oferecer um serviço ágil, organizado e alinhado às demandas do Samu, sempre com responsabilidade, planejamento e foco no atendimento à população.”
