SAÚDE

Mutirão de Saúde da Mulher ocorre dia 15 de março em Caxias do Sul

A ação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde; UBSs estarão abertas das 8h às 17h para as consultas de saúde da mulher

Foto: Ícaro de Campos/ Banco de Dados
Foto: Ícaro de Campos/ Banco de Dados

A Prefeitura de Caxias do Sul realiza, no dia 15 de março, um mutirão de Saúde da Mulher. A ação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e já é tradicional, para que o público feminino tenha a oportunidade de buscar atendimento no sábado.

As UBSs estarão abertas das 8h às 17h para as consultas de saúde da mulher, exame preventivo de câncer de colo de útero (papanicolau) e, para aquelas de 40 anos ou mais, solicitação de mamografia, que é a principal estratégia de diagnóstico precoce do câncer de mama. Em Caxias esse exame é disponibilizado pelo SUS para as usuárias de 40 anos ou mais, enquanto o Ministério da Saúde garante somente a partir dos 50 anos.

As mulheres também poderão realizar as vacinas do calendário de rotina em qualquer UBS do Município (exceto Esplanada, Galópolis e Mariani). Nos mesmos locais haverá vacinas do calendário para crianças e adolescentes. A vacina contra covid-19 estará disponível para crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias (pois faz parte do calendário de rotina) e para as mulheres que integram o público-alvo.

Além disso, para que o público feminino tenha ainda mais oferta de atendimento, haverá atendimento odontológico, aplicação de flúor e escovação supervisionada para mulheres, crianças e adolescentes em 18 UBSs: Alvorada, Ana Rech, Bela Vista, Centro de Saúde, Cinquentenário, Cristo Operário, Cristo Redentor, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Forqueta, Mariani, Madureira, Pioneiro, Reolon, Sagrada Família, São Vicente, Vila Lobos e Vila Seca.

“É necessário que as mulheres realizem os exames de prevenção ginecológica, porque, além de importantes, eles são fundamentais para que se possa detectar alterações precoces, principalmente no que se refere a câncer de colo uterino e câncer de mama. E quando se faz a detecção precoce dessas doenças que tanto preocupam as mulheres, se aumenta bastante os índices de cura delas. Por isso a importância de realizar esses exames”, destaca a médica ginecologista e obstetra Luciane Aurora Batassini, diretora técnica de Atenção à Saúde da Mulher.