O atendimento materno-infantil do Hospital Virvi Ramos, de Caxias do Sul, recebe nesta sexta-feira (27), uma verba de R$ 8,3 milhões, oriunda do programa Avançar Mais, da Secretaria Estadual da Saúde (SES). O recurso integra um convênio entre o governo do Estado e a Associação Cultural e Científica Virvi Ramos, mantenedora da entidade.
O documento vai ser assinado pelo governador Eduardo Leite, em ato marcado para as 14h, na sede do hospital. A secretária-adjunta da Saúde, Ana Costa, também estará presente.
O valor vai ser utilizado para três finalidades, no processo de conclusão da estrutura da nova maternidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O recurso vai ser aplicado nas obras do Centro Obstétrico, UTI Neonatal e de Internação Obstétrica, que funcionam em uma área provisória até a conclusão do projeto.
Desde julho, o Virvi Ramos é a referência para atendimento materno-infantil em 49 municípios da área de abrangência da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). A atual capacidade é de realizar entre 100 e 130 partos ao mês. A UTI neonatal tem 10 leitos.
Conforme dados divulgados pela direção do hospital, nos dois primeiros meses de atividades, fora realizados 151 partos na nova maternidade. Foram 85 meninos e 66 meninas.