Os vereadores de Bento Gonçalves votaram e aprovaram por unanimidade na manhã desta segunda-feira o projeto de lei n.º 78 que permite ao município receber com abertura de crédito, recursos na ordem de R$ 1 milhão. Para tanto foi alterado o anexo I da lei 6.913/2022.
Os recursos serão repassados pelo Ministério Público do Estado e se destinarão à realização de um Plano Diretor unificado para a área de Denominação de Origem de Vinhos do Vale dos Vinhedos. Ainda pairam dúvidas externadas pelos vereadores. Mas há um compromisso de que os três municípios abrangidos deverão integrar o esforço na elaboração do plano. Os vereadores se disseram mais seguros para a aprovação após de vistas na primeira tentativa de votação. O Presidente da Casa Rafael Pasqualotto destacou a importância deste debate. Depois disto, uma audiência pública foi realizada com a presença de arquitetos do IPURB e de promotores de Justiça.
Os vereadores manifestaram algumas preocupações. Para Anderson Zanella o trabalho que está por vir ainda terá fortes discussões e pressão sobre os vereadores que deverão aprovar as matérias e caminhos apontados pelo estudo. Idasir dos Santos estranhou a ausência do prefeito de Garibaldi na audiência. Mas Agostinho Petrolli garantiu que ao saber do conteúdo da discussão, Sérgio Chesini teria se manifestado favorável à adesão. Outra dúvida é sobre como serão tratados empreendimentos já em andamento.