Produtores de vinho da região do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalvesl, receberam nesta terça-feira (11) o registro de Denominação de Origem (DO) para os vinhos produzidos no local. O selo, que é concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), é uma forma de proteger e valorizar a identidade dos produtos feitos na região.
O registro de Denominação de Origem é aguardado há quase 10 anos pelos produtores de vinho da região. A partir de agora, o consumidor que comprar as bebidas produzidas em Bento Gonçalves tem a garantia de que elas foram realmente produzidas na região, obedecendo a padrões de qualidade e com sabor característico. Em 2002 os vinhos e espumantes do Vale dos Vinhedos, se tornaram os primeiros produtos brasileiros com Indicação Geográfica – modalidade Indicação de Procedência.
Segundo o diretor -técnico da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), enólogo Daniel Dalla Vale, a denominação de origem abrange muito mais do que a área delimitada “ são critérios mais finos, variedades específicas, produtividade por hectare, metodologia de elaboração, é um ganho muito grande” salienta. (ouça entrevista)
Com o registro os produtos devem valorizar e ganhar em visibilidade e competitividade internacional. A expectativa é que o selo já possa ser visto nas mercadorias nas prateleiros em dois meses.
Localizado em uma região colonizada por imigrantes italianos, o Vale dos Vinhedos tem uma tradição de 130 anos no cultivo da uva e na produção de vinhos. Em 2011, as vinícolas associadas à Aprovale produziram 6,9 milhões de litros de vinhos finos e espumantes, o equivalente a 9,2 milhões de garrafas.
Ouça a entrevista do enólogo e diretor-técnico da Aprovale, Daniel Dalla Vale ao programa Negócios e Mercado da Rádio Viva News, apresentado por Carlos Quadros.
{audio}/images/arquivos/audios/carlos.quadros/Daniel Dalla Vale.mp3{/audio}