Bento Gonçalves

Totem Turístico será construído no Vale dos Vinhedos em Bento, após confirmação de emenda

Ele será construído no km 13 da RS 444, acesso principal ao Vale dos Vinhedos, próximo a sede da Aprovale, ainda neste ano.

Márcio Brandelli, presidente do Conselho Superior da Aprovale, Vereador Volnei Christófoli, Deputado Pedro Westphalen e Jones Valduga, presidente da Diretoria Executiva da Aprovale, no momento da entrega da emenda. (Foto: Naiára Martini/Aprovale/Divulgação)
Márcio Brandelli, presidente do Conselho Superior da Aprovale, Vereador Volnei Christófoli, Deputado Pedro Westphalen e Jones Valduga, presidente da Diretoria Executiva da Aprovale, no momento da entrega da emenda. (Foto: Naiára Martini/Aprovale/Divulgação)

A construção de um pórtico que demarcasse o acesso principal ao Vale dos Vinhedos é um dos projetos mais antigos dos empreendedores da região, citado na ata de fundação da Aprovale em 1995.

25 anos depois, 2020 promete ser o ano de realização deste sonho. Com empenho do vereador Volnei Christófoli e do Presidente do Conselho Superior da Aprovale, Márcio Brandelli, o Deputado Federal Pedro Westphalen oficializou a destinação de emenda parlamentar para execução deste projeto no final de 2019, em visita realizada ao Vale dos Vinhedos.

Sob a modalidade “impositiva”, R$ 250.000,00 deverão ser utilizados pela prefeitura de Bento Gonçalves na construção do atrativo cujo projeto arquitetônico está sendo elaborado pela Arquiteta e Urbanista do IPURB, Lisiane Poletto.

Sob orientações do DAER, que não permite edificações na área de domínio para segurança de motoristas e pedestres, o projeto inicial de pórtico foi transformado em totem turístico, e cumprirá o objetivo de demarcar o início do roteiro. Ele será construído no km 13 da RS 444, acesso principal ao Vale dos Vinhedos, próximo a sede da Aprovale. O projeto prevê ainda um recuo para parada de veículos e iluminação, possibilitando que o turista estacione com segurança para fotografar o local e consultar o mapa instalado junto ao totem.

A proximidade com a sede da Aprovale, que conta com um Centro de Atendimento ao Turista, proporcionará que o visitante busque informações complementares sobre o Vale dos Vinhedos, além de ter acesso a banheiros, água e área para descanso.

“É um compromisso de campanha trazer para o Vale dos Vinhedos as condições necessárias de infraestrutura, para cada vez mais lotar esse Vale de atrativos turísticos, uma vez que a parte técnica e tecnológica na produção do vinho aumenta cada vez mais. Em parceria com a prefeitura e com o governo, aos poucos vamos atendendo as necessidades do Vale”, destacou o deputado federal em entrevista à Vinni Maciel de O Vale Post.

O projeto está em fase de finalização e as obras devem iniciar em 2020, ano de atuação de Jones Valduga como presidente da Aprovale.