Depois de quatro mandatos como presidente do diretório municipal e duas eleições na condição de candidato a vice a prefeito pelo PDT, o empresário Evandro Speranza assinou, na manhã desta segunda-feira, ficha em um novo partido.
O Partido da República é a nova realidade para Speranza. O anúncio ocorreu, não por acaso no dia 22, que é o número da sigla no TSE. O encontro teve a presença e o abono de ficha do deputado federal Giovani Cherini, que no ano de 2016 foi expulso do PDT por ter defendido o impeachment de Dilma Rousseff.
Speranza entra para ser o presidente da executiva municipal, que deverá estar formada em até 60 dias. Segundo Cherini, não foi um namoro fácil, mas a identificação de ambos, com raízes no trabalhismo de Brizola, auxiliou na conquista. Agora Speranza é pré-candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa. “Não se trata de uma aventura”, alerta. “O deputado Cherini me garantiu dobradinha em pelo menos 100 municípios, mas é lógico, preciso sair com bom número de votos aqui na minha região”.
Comandante do PDT de 2009 a 2017 e concorrendo a vice-prefeito e de Bento Gonçalves em 2012 e a prefeito em 2016, Speranza mostra que deixa amigos no PDT. No anúncio de sua partida, contou com o prestígio de ex-companheiros da sigla. Lá estavam os vereadores Moacir Camerini e Jocelito Tonietto além de Manoel Nobre, o Ceará.
O deputado Cherini tem sua principal base em soledade, mas que colheu mais de 1.300 votos em Bento Gonçalves na última eleição. Ele salienta que o partido dispõe de 1 minuto e 23 segundos na propaganda eleitoral da TV. Lembrou ainda que na última eleição o PR poderia ter eleito mais um deputado estadual se este tivesse feito 13.300 votos. Mas sempre faz a ressalva: cada eleição é uma nova eleição.