Brasil

Renan Calheiros é eleito relator da CPI da pandemia no Senado Federal

(Foto:Marcelo Camargo/ Agência Brasil)
(Foto:Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

O senador Omar Aziz (PSD-AM) foi eleito presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), enquanto o senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) será o vice. A eleição aconteceu na manhã desta terça-feira (27), pouco depois da instalação da CPI, que foi criada para investigar a gestão da pandemia da Covid-19 feita pelo governo federal.

Aziz indicou o senador Renan Calheiros (MDB-AL) como relator da comissão. O Tribunal Regional Federal derrubou uma liminar que impedia que Renan assumisse o cargo.

Assis Betti destacou que, pelo regimento interno do Senado, a escolha do relator de uma CPI cabe exclusivamente ao presidente da comissão. O desembargador escreveu que “tal ato não se submete ao controle jurisdicional em virtude da necessária manutenção da autonomia do Parlamento”.

Foto: (Agência Senado/Divulgação)

Ele atendeu a um recurso protocolado pela Assessoria Jurídica do Senado Federal. Em nota, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que a escolha do relator de uma CPI é questão interna, que “não admite interferência de um juiz”.

A CPI da Pandemia está sendo instalada no Senado após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a medida ao julgar um mandado de segurança protocolado pelos senadores Jorge Kajuru (GO) e Alessandro Vieira (SE), ambos do Cidadania.