Política

PT apresenta Edegar Pretto como pré-candidato ao governo do RS

Foto: PT/RS
Foto: PT/RS

O deputado estadual Edegar Pretto é o pré-candidato do PT a governador do Rio Grande do Sul nas eleições de 2022. A oficialização ocorreu nesta segunda-feira (13), em Porto Alegre, durante o lançamento do movimento ‘Rio Grande e presente. Para toda a sua gente’. O nome de Pretto recebeu o apoio dos ex-governadores Olívio Dutra (PT, 1999-2002) e Tarso Genro (PT, 2011-2014), do senador Paulo Paim (PT) e da bancada federal e estadual. A pré-candidatura foi oficializada depois de 27 encontros regionais do partido, realizados em todo o Estado. As lideranças petistas avaliam que Pretto representa uma renovação dentro do partido, que une diversos setores da sigla, além de ser benquisto por diversos movimentos sociais.

Edegar Pretto tem 50 anos e nasceu em Miraguaí, na Região Celeiro. É formado em Gestão Pública e tem suas origens na agricultura familiar. Filho de Adão Pretto, deputado federal falecido em 2009, Edegar está em seu terceiro mandato como deputado estadual. Foi o mais votado do partido nas três eleições em que participou, e líder da bancada petista no governo Tarso. Em 2017 foi presidente da Assembleia Legislativa, quando em sua posse popular cerca de duas mil pessoas ocuparam a praça da Matriz para um ato de apoio público na capital.

Já a partir desta semana, Pretto intensifica a participação presencial em agendas pelo Estado, começando pela Região Metropolitana de Porto Alegre. A partir da próxima semana, o roteiro será nas regiões Celeiro, Norte, Alto Uruguai, Centro, Sul e Serra. Lembrando que outros dois pré-candidatos também já foram apresentados pelas siglas partidárias: Luis Carlos Hienze, do PP, e Beto Albuquerque, do PSB.