A Câmara de Vereadores aprovou, na sessão desta quinta-feira (14), o Projeto de Lei que cria o Banco do Esporte em Caxias do Sul. A iniciativa, de autoria dos vereadores Felipe Gremelmaier (MDB) e Tatiane Frizzo (PSDB), prevê que sejam obtidas doações de calçados e materiais esportivos para a realização de projetos sociais no município.
O texto do projeto destaca que muitas pessoas não dispõem de calçados esportivos adequados para a prática esportiva com a devida segurança e conforto. Nesse contexto, vários projetos sociais sofrem com a falta de materiais esportivos suficientes para atender a demanda.
O programa visa incentivar campanhas de solidariedade e mobilizações para a realização de atividades físicas junto a comunidade caxiense, além de estimular os participantes de projetos sociais a praticar atividades físicas. A proposta estipula que podem ser doados tênis e outros materiais relacionados ao esporte, como: bolas; capacete (ciclismo); skate (capacete, luvas, cotoveleiras, joelheiras e caneleiras); luvas esportivas; meias esportivas; cordas de pular; chuteiras; caneleiras; óculos de natação; roupas esportivas; raquetes; tênis esportivo; touca de natação.
Para implementar o programa, é prevista a realização de eventos comunitários para coleta dos materiais doados e o cadastro dos projetos sociais que receberão os itens. O Poder Executivo Municipal também estará autorizado a buscar parcerias com entidades públicas e privadas para colaboração.
Com a aprovação por unanimidade dos vereadores caxienses, o projeto agora segue para a sanção ou veto do prefeito Adiló Didomenico (PSDB).