No primeiro dia útil de 2018, o prefeito Daniel Guerra sancionou duas leis de autoria do vereador Alberto Meneguzzi (PSB), atual presidente da Câmara Municipal. Uma delas é em homenagem à menina Ana Clara Adami, assassinada em 2015 aos 11 anos de idade enquanto ia para catequese em Caxias do Sul. A lei estabelece que a data da morte dela, 16 de julho, seja instituída como Dia do Ato pela Cultura da Paz – Ana Clara Adami.
De acordo com a legislação, neste dia a comunidade poderá realizar caminhadas e atividades religiosas, culturais, artísticas e educacionais para conscientizar, promover e difundir a cultura da paz entre a coletividade.
“Com a sanção desta lei, queremos celebrar a vida e a juventude e lembrar de Ana Clara sempre com muito amor e carinho. Ela nos faz acreditar e ter a esperança de uma Caxias do Sul melhor”, comenta Guerra.
Além do vereador autor da lei, também estavam presentes os pais de Ana Clara, Márcia e Sérgio Adami.
“É uma honra estarmos aqui recebendo essa homenagem. Esperamos que a morte de nossa filha e a consequente lei sancionada façam realmente a diferença e promovam a cultura da paz e da segurança na cidade”, relata a mãe da vítima.
Durante o ato, uma segunda lei ainda foi sancionada pelo prefeito. Nela, foi criada a Semana Municipal da Fotografia, que será realizada anualmente na segunda quinzena de agosto, incluindo obrigatoriamente o dia 19, quando se comemora o Dia Mundial da Fotografia. O evento passará a fazer parte do Calendário Oficial de Eventos de Caxias do Sul.