PROJETO

Prefeito de Caxias do Sul relata expectativa para que aeroporto de Vila Oliva tenha licitação autorizada em agosto

Adiló Didomenico informou que o ministro de Portos e Aeroportos virá ao Rio Grande do Sul em agosto

Foto: Grupo RSCOM
Foto: Grupo RSCOM

O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), esteve nesta semana cumprindo agenda em Brasília, onde tratou do novo Aeroporto da Serra Gaúcha. Ele informa que o ministro de Porto e Aeroportos, Silvio Filho, deve vir ao Rio Grande do Sul no começo de agosto para visitar o porto de Arroio do Sal e ficou no compromisso de também passar por Caxias do Sul. O chefe do Executivo relata a grande expectativa para que na ocasião ele autorize o início da licitação para o terminal de Vila Oliva.

Adiló conceceu entrevista na manhã desta sexta-feira (4) no container da Rádio Viva 94.5 FM, instalado na Praça Dante Alighieri. Em comemoração aos 35 anos da emissora, o programa Bom Dia Trabalhador foi apresentado do local pelo comunicador Maicon Rech.

Na viagem, o prefeito também tratou do Aeroporto Hugo Cantergiani, quando um protocolo de intenções foi assinado com a Infraero para que apresente estudo de viabilidade técnica e econômia dentro de 30 dias. A Prefeitura avalia o repasse da administração para empresa pública.

Saúde

Já a saúde foi tratada em reunião com o ministro Alexandre Padilha. O município tem a expectativa de receber ajuda substancial para o setor. Falta de leitos e dificuldades para compra, além do pleito por uma policlínica, foram algumas das pautas apresentadas ao Ministério. Adiló afirma que o Município coloca cerca de R$160 milhões além da obigação prevista e que várias altrnativas estão sendo pensadas, inclusive a criação de um consórcio regional.

Locomotiva a vapor

A chegada de uma locomotica a vapor na quinta-feira (3) em Caxias do Sul tem gerado críticas por parte da população. O trem, fabricado em 1921, será revitalizado para servir de atrativo cultural e turístico junto a revitlização da Estação Férrea, em São Pelegrino.

De forma contudente, Adiló disse que jamais perderia a oportunidade de trazer de volta a máquina que é símbolo do desenvolvimento da história de Caxias do Sul. O chefe do Executivo caxiense lembra que no passado a cidade tinha pujança no turismo e precisa recuperar o espaço, aproveitando a posição geográfica.

“Embora caxias seja uma cidade industrial, mas turismo está aparecendo como matriz econômica muito importante e não podemos perder esse trem. O turismo aparece como grande matriz ecônomica para gerar emprego, renda, oportunidade, lazer para caxienses e para atrair turistas”, afirma.

Adiló cita ainda que a cidade está preparando vários outras área da cidade para o turismo. Conta que emendas parlamentares devem ajudar a construir a cobertura da Praça das Feiras.

Por fim, o prefeito informa que uma ampla discussão deve ser construída com toda a sociedade sobre a circulação de ônibus na avenida Júlio de Castilhos para desafogar as ruas Sinimbu e Pinheiro Machado.