CONDENAÇÃO

Por maioria, STF condena ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus

Ministros Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin votaram pela condenação; Luiz Fux votou pela absolvição

Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal formou maioria, nesta quinta-feira (11), e condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro pelos crimes de liderança de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Os ministros Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin votaram a favor. O placar final foi 4 votos a 1 pela condenação, com apenas o ministro Luiz Fux votando pela absolvição de Bolsonaro e cinco aliados.

Com a votação encerrada, os ministros discutem a dosimetria (tamanho das penas). A discussão deve levar em conta o grau de importância da participação dos réus nos crimes. As penas podem chegar a 43 anos de prisão em regime fechado.

Além de Bolsonaro, foi formada maioria pela condenação de: Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin; Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça; Augusto Heleno, ex-ministro do GSI; Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência; Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil de Bolsonaro.