Política

Nova base de dados mapeará casos de violência nas escolas estaduais do RS

Cerca de 80 instituições irão aderir de forma experimental ao acompanhamento

(Foto: Lucas Nogare/Ascom Seduc)
(Foto: Lucas Nogare/Ascom Seduc)

Uma nova plataforma de monitoramento online dos casos de violência nas escolas estaduais foi lançada na tarde desta quinta-feira (5) pela Secretaria da Educação (Seduc), por meio do Programa Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave+). Durante o ato, realizado no Auditório do Ministério Público Estadual, houve ainda uma capacitação para gestores e professores de 80 instituições de ensino de abrangência do Programa RS Seguro, que vão aderir de forma experimental ao acompanhamento.

A nova plataforma, por estar estruturada com base no formulário do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), além de monitorar questões que envolvem violência escolar, fornecerá dados para o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), podendo disponibilizar informações com validade metodológica para outras secretarias de Estado e municípios.

Nova plataforma

A coordenação da Cipave+, a Secretaria Estadual da Saúde (SES), por meio do Departamento de Ações em Saúde (DAS) e do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Restinga, foram os responsáveis pela elaboração do novo sistema operacional de apuração da violência nas escolas.

Além disso, a parceria com as universidades possibilitará que os professores e assessores Cipave+ das coordenadorias Regionais da Educação participem de capacitações continuadas sobre a plataforma e seus conceitos, tendo disponível um curso online.