Diversas reivindicações relacionadas a melhorias, na infraestrutura urbana da zona Leste de Caxias do Sul, predominaram nas vozes de lideranças comunitárias e moradores da região do bairro Cruzeiro. Os moradores se manifestaram ao longo da 4ª edição de 2022 do projeto Câmara Vai aos Bairros, realizada na noite desta quinta-feira (28), no Salão da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.
No total, 50 pessoas assinaram a lista de presença, junto à entrada do salão, onde 16 cidadãos também anotaram demandas em fichas específicas. As solicitações, que ainda incluíram pronunciamentos, com críticas, sugestões ou elogios, referentes ao cotidiano da cidade, farão parte de um relatório geral. O documento será encaminhado às autoridades competentes, com intuito de agilizar o atendimento à comunidade.
Depois da saudação dos vereadores presentes e do Padre Renato Ariotti, o presidente da União das Associações de Bairros (UAB), Valdir Walter, também radicado na região, aproveitou para cobrar agilidade no projeto de escola, no Loteamento Campos da Serra, e semáforos em vias, para garantir segurança aos pedestres.
Presidente da Associação de Moradores do Bairro (AMOB) Cruzeiro, Nelson Acioly pediu que a linha do transporte seletivo (o popular azulzinho) fosse ampliada. Criticou o fato de as linhas de ônibus alcançarem intervalos, entre um veículo e outro, de cerca de uma hora. “Com tanta demora, nunca aumentará o número de passageiros, no transporte coletivo”, lamentou. Ele atentou que a Rua Marcellina Piccoli Zanrosso carece de tratamento de esgoto.
A situação da unidade básica de saúde (UBS) do Campos da Serra preocupa a presidente da AMOB do loteamento de mesmo nome, Luciana Dias Marques. Relatou que, no momento, por estar em fim de contrato, um clínico geral deverá ser desligado, ficando só um profissional para dar conta do trabalho. Disse que a UBS continua sem ginecologista e com falta de medicamentos. Apontou que, na região, os moradores têm percebido discrepâncias nos valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), para imóveis semelhantes.
O presidente da AMOB De Zorzi, Luiz Rocha, alertou aos vereadores que, na construção de escolas, empresas licitadas chegam a ficar 45 dias sem manterem funcionários nas respectivas obras. Requisitou denominações de ruas.
Enquanto isso, Janete Vargas, que preside a AMOB Diamantino, lastimou que, desde 2019, depois de intervenção da Administração Municipal da época, o loteamento que lidera não consegue recuperar o parque que, lá, funcionava. Contou que a área verde, que sediava a estrutura de lazer, encontra-se em processo deterioração. Cobrou o recapeamento da Rua Barão do Amazonas. Na sequência, Alaor Barbosa, presidente da AMOB Belvedere, solicitou esgoto e pavimentação junto à Rua Porto Belo.
O projeto Câmara Vai aos Bairros é realizado pelo Legislativo caxiense, em conjunto com a União das Associações de Bairros (UAB). Para 2022, a Mesa Diretora definiu nove edições, sempre às quintas-feiras, das 19h às 21h. A primeira delas ocorreu no dia 28 de abril, no Bairro Esplanada. As próximas estão previstas para: 11/08, 25/08, 06/10, 17/11 e 1º/12. Ao todo, serão contempladas as regiões Norte, Leste, Sul, Oeste, Centro e Rural.
Além da presidenta Denise Pessôa, integram a Mesa Diretora da Casa os vereadores Tatiane Frizzo (vice-presidente), Velocino Uez (2º vice-presidente), Zé Dambros (secretário) e Clóvis de Oliveira (2º secretário).
Participaram da edição desta quinta-feira, além da presidenta Denise Pessôa, os vereadores Adriano Bressan, Clóvis de Oliveira, Elisandro Fiuza, Estela Balardin, Lucas Caregnato, Olmir Cadore, Rafael Bueno, Renato Oliveira, Ricardo Daneluz, Tatiane Frizzo, Velocino Uez, Wagner Petrini, Zé Dambrós.
O projeto Câmara Vai aos Bairros existe desde 2010, por iniciativa do ex-vereador-presidente Harty Moisés Paese. Em 2017, na Presidência do vereador Felipe Gremelmaier, a medida foi oficializada por meio da Resolução 253/A-2017. A proposta também ajuda a esclarecer à sociedade as funções de um parlamentar, além das diferenças e das responsabilidades de cada poder constituído, no sistema democrático.
Fonte: Comunicação da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul