Política

Garibaldi volta às urnas para escolher novo prefeito neste domingo

Eleição suplementar decidirá candidatura entre Sérgio Chesini (PP) e Sandro Garda (PT)

(Fotos: Cassius André Fanti)
(Fotos: Cassius André Fanti)

Os eleitores de Garibaldi voltam às urnas no próximo domingo (3) para a eleição suplementar que irá eleger o prefeito e vice do município. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) marcou a nova eleição devido à cassação do mandato do prefeito Alex Carniel e seu vice Sérgio Chesini, ambos do PP, ocorrida em novembro de 2021.

Além da cassação, a decisão do TRE tornou Carniel inelegível por oito anos. Eles foram acusados por abuso de poder econômico e político. A denúncia foi movida pela chapa dos candidatos Antônio Fachinelli e Eldo Milani, ambos do MDB. A chapa de Alex ainda aguarda o julgamento dos recursos de defesa pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na eleição suplementar concorrem duas chapas. Pelo partido Progressista (PP) disputam o candidato a prefeito, Sérgio Chesini (PP), que era vice de Carniel, mas não teve os direitos políticos cassados. O seu candidato a vice é o engenheiro Valério Mayer, presidente do PP no município. Já a candidatura pelo Partido dos Trabalhadores (PT) é composta pelo candidato a prefeito, o advogado, Sandro Garda e como candidata a vice-prefeita, a professora, Claudia Schiedeck.

O pleito será comandado pela chefe do cartório da 98ª Zona Eleitoral, Daiane Conte. As urnas eletrônicas estão prontas, lacradas e com as informações dos candidatos no sistema. Conforme ela, são mais de 25 mil eleitores aptos a votar no município, contando com mais de 230 mesários.

“A renovação das eleições municipais vai ter as mesmas regras da eleição que ocorreu em 2020. O horário da votação vai ser das 7h às 17h. Teremos 34 locais de votação, com 25.336 eleitores aptos a votar. Tem obrigatoriedade de votar eleitores entre 18 e 69 anos. Com 16 e 17 anos e acima dos 70 anos, o voto é facultativo. Quem não puder votar na data pode fazer a justificativa pelo App e-titulo ou sessenta dias depois fazer a justificativa direto no sistema Justifica, no site da Justiça Eleitoral”, explica. 

De acordo com a defesa de Alex Carniel e Sérgio Chesini, o processo que tenta reverter a decisão do TRE  está no aguardo de julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ainda não há nenhuma movimentação para fins de julgamento. Desta forma, segue a eleição suplementar no município.

Conheça os candidatos e o plano de governo de Sérgio Chesini e Valério Mayer, do PP:

Conheça os candidatos e o plano de governo de Sandro Cisilotto Garda e Claudia Schiedeck, do PT: