(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22) em Brasília. A Polícia Federal cumpriu mandado de prisão preventiva expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A detenção não se refere ao cumprimento de pena, mas a uma medida cautelar ligada à condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.

Bolsonaro foi detido por volta das 6h e chegou à Superintendência da Polícia Federal às 6h35. Ele permanece em uma sala especial da PF, destinada a autoridades de alta relevância, como presidentes da República.

Pedido de Prisão Domiciliar

Na sexta-feira (21), a defesa do ex-presidente solicitou ao ministro Alexandre de Moraes a substituição do regime fechado por prisão domiciliar humanitária. Segundo os advogados, Bolsonaro apresenta “quadro clínico grave” e múltiplas comorbidades, e a transferência para o sistema prisional poderia colocar sua vida em risco.

Bolsonaro recebeu condenação de 27 anos e 3 meses em setembro, mas ainda pode recorrer. A defesa afirma que seguirá com todos os recursos legais, enquanto pede que ele permaneça em casa até o desfecho do processo.