Caxias do Sul

Ex-diretora presidente da Codeca assume o Samae, em Caxias

(Foto: Mateus Argenta)
(Foto: Mateus Argenta)

A economista Amarilda Bortoloto é a nova diretora-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Caxias do Sul. Ela substitui Gabriel Sperandio Milan, que deixa o cargo para assumir novos desafios de âmbito pessoal e profissional. Formada em Economia e especialista em Planejamento e Gestão na Empresa e Gestão de Negócio em Saúde, Amarilda possui 27 anos de experiência na área de gestão de finanças. Também exerceu o cargo de presidente da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) de 2017 até junho deste ano.

Na solenidade de posse, o prefeito Daniel Guerra enalteceu o trabalho que vem sendo desenvolvido no Samae e a continuidade desse modelo de gestão otimizada, frisando a competência profissional da nova presidente.

“Precisamos destacar a grandeza do Samae, onde os resultados consolidados e planejados falam por si só. Além disso, cabe reiterar nossos critérios de escolha, que não têm viés ideológico, político ou de compadrio”, enfatizou o prefeito.

Nos últimos dois anos e meio, o Samae promoveu diversos avanços, buscando consolidar ainda mais a autarquia no campo da excelência dos serviços prestados à população. Foram investimentos em implantação de novas adutoras e subadutoras de água, em ampliação de redes e esgotamento sanitário, em expansão e substituição de redes de água e em construção e melhorias de reservatórios. Além disso, a autarquia devolveu quase R$ 15 milhões à população, referentes ao Fundo Municipal de Recursos Hídricos, cobrados indevidamente entre os anos de 2011 e 2012. Ainda, por meio de redução de despesas e gestão austera, não reajustou as tarifas de água por dois anos consecutivos.