Garibaldi

Entidade lamenta declaração de vereador sobre efetivo da BM de Garibaldi

Entidade lamenta declaração de vereador sobre efetivo da BM de Garibaldi

O Conselho Comunitário Pro-Segurança Pública (Consepro) de Garibaldi, se posicionou desfavorável ao pronunciamento do presidente da Câmara de Vereadores de Garibaldi, feito em uso da tribuna, na segunda-feira, dia 27 de maio. Na ocasião, o vereador Luiz Flori Castro (PTB) afirmou que Garibaldi possui índices bons em relação a segurança pública e que não necessitaria de reforço de contingente e viaturas.

O Conselho entende que recursos policiais são a base para a segurança pública. Segundo informações do Consepro de Garibaldi, atualmente, o quadro da cidade é bem abaixo do esperado. O presidente da entidade, Diogo Ongaratto afirma que o que se espera das autoridades políticas municipais é a articulação em âmbito Estadual, para que haja uma obtenção maior de contingente policial. Em termos de violência, ainda há muito o que melhorar, mesmo a cidade mostrando índices melhores que outros municípios. Confira a manifestação do presidente do Consepro de Garibaldi, Diogo Ongaratto, clicando abaixo:

Entendendo o caso
Na manhã da segunda-feira, dia 27 de maio, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, foi realizada a entrega para todo o Estado de viaturas e armamentos para as forças de segurança: Brigada Militar, Polícia Civil e Bombeiros. Dentre as cidades de atuação do 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Nova Prata e Guaporé, foram contemplados com viaturas policiais. Por sua vez, Garibaldi, que também faz parte do 3º Bpat, não foi contemplada com equipamentos para a Brigada Militar.

Na noite da segunda-feira, dia 27/05, em Sessão Ordinária, o presidente da Câmara de Vereadores de Garibaldi, Luiz Flori Castro (PTB), fazendo o uso da tribuna, afirmou que ficou feliz em saber que Garibaldi ficou de fora das cidades contempladas pelas viaturas e armamentos. Segundo o vereador, Garibaldi apresenta índices baixos de criminalidade, quando comparado a outros municípios, dessa forma, não necessita de reforço no contingente nem nos equipamentos de segurança. Finaliza sua fala afirmando que Garibaldi é um paraíso para se viver. Acompanhe a manifestação do presidente da Câmara de Vereadores de Garibaldi, Luiz Flori Castro, clicando abaixo:

Segundo informações do Consepro, atualmente Garibaldi conta com cinco viaturas policiais, no entanto, apenas três delas estão em atividade. Nesta terça-feira (4), uma viatura da BM acabou se envolvendo em um acidente de trânsito, ficando fora de atividades ostensivas até que seja realizado o conserto do veículo. Ainda, segundo o Conselho, há uma outra viatura que está parada por conta de problemas mecânicos e a entidade, juntamente com o poder público, estão buscando verbas para viabilizar o conserto da caminhonete.

Criminalidade em Garibaldi
Somente nesta segunda-feira (3), a Brigada Militar efetuou a prisão de uma dupla, após praticarem o roubo de um veículo, além de duas pessoas que foram detidas em posse de entorpecentes. Também, nesta segunda, a Polícia Civil de Garibaldi registrou um caso de homicídio. O ano de 2019 já soma cinco mortes violentas na cidade.

Foto: Felipe Vicari/Grupo RSCOM